TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematização conhecimento científico

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 12


Introdução

matematização conhecimento científico

Matemática (do grego antigo. μάθημα - o estudo da ciência) - a ciência das estruturas, ordem e relações, que tem sido, historicamente, a partir de ações contagem, medição e descrevendo as formas de objetos reais. Objetos matemáticos criado pela idealização de bens imóveis ou outros objetos matemáticos e escrever essas propriedades em uma linguagem formal. As matemáticas não se aplicam a ciências naturais, mas é amplamente utilizado em-los para a formulação exacta seu conteúdo, e para obter novos resultados. Matemática é ciência fundamental, é uma linguagem para as outras ciências, que fornece seu relacionamento.

A matematização da ciência conhecimento - o processo de aplicação dos conceitos e métodos da matemática nas ciências naturais, estudos técnicos e sócio-econômicos para a análise quantitativa estudo dos fenômenos. Matematização da ciência entendemos como usar Matemática para a apresentação teórica do conhecimento científico. Neste caso vai aspecto não apenas secundário, puramente computacional, mas sobre Esta compreensão do papel da matemática como ela é" a principal fonte de conceitos e princípios em que a nova teoria emergente" [1].

Se ... então .. - Se não é matemática, é chantagem

.

Henrik Yagodzinsky

A citação acima totalmente explicação abrangente do fato de que em tudo o que nos rodeia, Você pode encontrar dependências e padrões específicos. E essas duas coisas é matemática. E nada de estranho na aplicação do aparato matemático quase toda a ciência, mesmo com o" humanitário" deles, porque cada matemática direito corresponde a um certo sistema natural ou modelo material, criada pelo homem. Por outro lado, tudo o que acontece ao nosso redor pode ser representada como um modelo matemático.

Matemática em certos sentido é a língua de comunicação, tão necessária e indispensável especialmente em nosso enquanto o rápido desenvolvimento da tecnologia da informação. Estamos atualmente ver um rápido crescimento no número de aplicações matemáticas é principalmente devido ao desenvolvimento da tecnologia informática, o advento da Internet. Aqueles ideias matemáticas que não haviam deixado a área de pesquisa acadêmica, são agora comuns na programação diária, aplicada cientistas, economistas.


Um pouco de história

O primeiro matemático conceito de natureza criada pelos pitagóricos ("todas as coisas são números"). Principalmente doutrina Pitágoras é místico, muito longe da situação real. Por exemplo, a deificação de alguns números: 1 - mãe dos deuses, o primeiro princípio universal (Aparentemente analogia com o início dos números naturais), 2 - o princípio de opostos natureza (como opostos sempre ocorrem em pares), 3 - a natureza como trindade de primeiros princípios e os seus aspectos contraditórios (3=1 + 2), etc. Interessante (Embora totalmente falso) o seu argumento sobre a conexão Em algumas propriedades aritméticas de números e fenômenos sociais. Por exemplo, os pitagóricos emitem os chamados números perfeitos 6, 28, etc.- O número igual à soma sua própria (isto é, salvo para o número) dos divisores: 6=1 + 2 + 3=28 1 + 4 + 2 + 7 + 14. Estes números, de acordo com Pitágoras, refletem a perfeição. Os pares de números, a quantidade de próprio divisores kotryh é uma da outra e vice-versa, tal como 284 e 220, chamado amigável e refletir o fenômeno da amizade na sociedade. Os pitagóricos sobre amizade verdadeira, dizendo:" Eles são amigos como 220 e 284". Apesar destes apresentação ingênuo de tal imóvel de interesse para a teoria números - matemática que lidam com propriedades aritméticas de todo números. Por exemplo, ainda não se sabe se uma pluralidade de infinitamente perfeito números, ou existem números perfeitos ímpares? Como Pitágoras e sua escola foram identificados padrões numéricos interessantes na música (pitch vibrações da corda depende de seu tamanho). Sua doutrina dá o primeiro exemplo aplicação intencional de matemática para explicar os fenômenos da natureza, da sociedade e do universo como um todo.

Platão continuou Tradição pitagórica, com destaque para a geometria ("Deus está sempre Geometria" ). Teoria da matéria de Platão - é uma teoria de poliedros regulares. Aristóteles não nega a importância da matemática no estudo da natureza, mas acredita conceitos científicos extraídos das abstrações do mundo real que podem ser útil para descrever os fenômenos. Mais tarde, no período helenístico Euclid criado sistema de geometria primeiro dedutivo axiomático-, que se tornou a base para a matematização óptica clássica, estática e hidrostática (Euclides e Arquimedes) e astronomia (Ptolomeu). No entanto, a geometria dos" Elementos" de Euclides e foi-se uma teoria física, assim como pode ser visto pelos seus criadores como um resultado do estudo do real espaço. Mas já nas obras de Arquimedes sobre a teoria dos corpos de alavanca e natação geometria é usado como uma estrutura matemática pronto. Essencialmente, com Archimedes Pitágoras máxima" tudo é número" é substituída por tal," tudo é geometria" [2]. A herança antiga era a de preservar e aumentar (em termos de matematização do conhecimento científico) estudiosos árabes e pensadores medievais. R. Bacon, por exemplo, acredita que a base de todas as ciências deve basear-se em matemática. A conquista mais impressionante da abordagem matemática à astronomia foi o sistema heliocêntrico de Copérnico. Nos tempos modernos, e as principais figuras do exato ciências naturais (Kepler, Galileu, C. Huygens, Newton) e os filósofos (Bacon, Descartes, GV Leibniz) consideram matemática (geometria)" protótipo do mundo" (qua com Leibniz:" Cum Deus calculat, fit Mundus", ou seja," Como Deus calcula, por isso o mundo e faz" ). No entanto, o desenvolvimento da mecânica e hidrostática no século XVI. (Especialmente S.Stevinom) e no século XVII. (Por Galileo e B. Pascal) demonstra conservação Arquimedes tipo matematização: restos geometria Euclidiana determinar a estrutura matemática.

Newton no" Mathematical Princípios da Filosofia Natural" falou de uma" subordinado às leis dos fenômenos matemática" , e embora ele tenha usado a linguagem da geometria, para a formulação de leis Mecânica teve que criar o cálculo diferencial e integral. Foi realizado pela primeira vez um grande avanço para além geometria euclidiana como estrutura matemática da física: graças aos esforços de Newton, Leibniz, C. Maclaurin Mecânica clássica de Euler apareceu como uma teoria do comum equações diferenciais de segunda ordem. Ao mesmo tempo um importante papel catalisador a origem eo desenvolvimento de análise matemática e da teoria dos diferencial equações da mecânica clássica jogado problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com