Matemática Financeira
Exames: Matemática Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARILEIASANTOS • 9/10/2013 • 243 Palavras (1 Páginas) • 261 Visualizações
A Matemática Financeira é o campo indispensável para a compreensão e operações nos mercados financeiro e de capitais, sua atuação na administração financeira com baixo tempo e custo de decisão, possibilita, essencialmente, analisar a evolução do dinheiro ao longo do tempo, determinando o valor das remunerações relativas ao seu tempo.
No mercado financeiro o valor monetário é o denominador comum de medida para agregar valor a bens e serviços e até a própria moeda como um meio de acúmulo deste valor constituindo assim a riqueza ou capital.
As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: o capital, a taxa de juros e o tempo.
O Capital corresponde a todo acúmulo de valores monetários em um determinado período de tempo, constituído a partir da riqueza. Para tanto, a incidência de Juros, trata-se da remuneração de um capital (c), aplicado a uma taxa (i), durante um determinado período (n), portanto, é dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado.
A existência de Juros decorre de vários fatores, como pela inflação, decorrente da diminuição do poder aquisitivo da moeda num determinado período de tempo, assim como devido a riscos ou possíveis riscos de investimento e tendências consumistas com empréstimos a terceiros.
Se a taxa de juros incidir sobre o capital inicial, dizemos que temos um sistema de capitalização simples, ou seja, Juros simples e quando a taxa de juros incidir sobre o capital atualizado com os juros do período, dizemos que temos um sistema de capitalização composta, denominada Juros compostos.
...