Matemática Financeira
Trabalho Escolar: Matemática Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alethi • 15/9/2014 • 3.322 Palavras (14 Páginas) • 212 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho nos propõe a entender melhor o que é Matemática Financeira e qual o melhor meio a ser utilizado para cada situação.
Sabe- se que tudo que é realizado pela Matemática Financeira pode-se utilizar o programa de Excel, a calculadora HP12C (financeira) e para determinados casos a Calculadora Cientifica.
Esta atividade visa aprofundar nosso conhecimento em Matemática Financeira. Ela esta presente nos gastos do dia-a-dia e em nossas contas bancárias. Iremos aprender o conceito prático do regime de capitalização de juros simples e compostos utilizando a HP-12C, os conceitos utilizados em série de pagamento uniformem. Neste estudo de caso veremos que Marcelo e Ana descobriram uma maneira de lidar com o dinheiro e que é possível ter uma vida financeira mais organizada e próspera a partir do momento em que nos reeducamos com relação a nossas finanças.
DESAFIO
Sempre foi um grande desafio para a maioria das pessoas controlarem suas finanças. Hoje em dia, é comum ver pessoas “cuidando” de suas finanças somente pelo acompanhamento do saldo bancário, usando para isso cálculos simples de adição e subtração. Porém, gerir as finanças desta forma é insuficiente. Para renovar e aperfeiçoar a vida financeira, tornando-a mais organizada e próspera, faz-se necessário o domínio dos conceitos da matemática do dinheiro, conhecida por todos comoMatemática Financeira. O conhecimento teórico somado a uma ferramenta computacional, como por exemplo, uma planilha de Excel, tem ajudado milhares de pessoas a encontrar caminhos mais sensatos e ponderados, tanto para as pequenas como para as grandes decisões financeiras de suas vidas. Marcelo e Ana estão casados há seis anos e planejam ter um bebê no próximo ano. O casal se encontra, atualmente, com uma vida financeira organizada, mas entendem que suas vidas mudarão no momento em que Ana engravidar. Há cinco anos, imersos em inúmeras dívidas e gastos impensados, passaram a estudar uma forma de se relacionarem bem com o dinheiro. Para isso, resolveram adotar bons hábitos financeiros e passaram a alimentar, semanalmente, uma planilha do Excel com os ganhos e despesas referente ao período. A planilha desenvolvida contemplava duas colunas. Na primeira, seriam lançadas todas as entradas, como por exemplo, o salário do casal; na outra, seriam lançadas todas as despesas referentes à alimentação, transporte, cuidados pessoais, despesas financeiras, habitação, lazer saúde, empréstimos, vestuário etc. Com esse programa de reeducação financeira a que se submeteram, passaram a “enxergar” a quantidade de dinheiro que realmente estava entrando e saindo de seus bolsos. Com o orçamento realista, saldaram suas dívidas seguindo uma ordem de prioridade (as dívidas que geravam mais juros eram pagas primeiramente) etransformaram a relação desastrosa que possuíam com o dinheiro no passado, em uma situação atual de multiplicação e qualidade de vida. Motivado pelo desejo do casal de estudar “o quanto custa ter um filho em nossos dias” e a necessidade em que temos de adquirir bons hábitos financeiros, o desafio proposto nesta atividade é: qual a quantia aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar, para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade que ele terminará a faculdade? Para tanto, oito desafios são propostos. Cada desafio, após ser devidamente realizado, deverá ser associado a um número (0 a 9). Esses números, quando colocados lado a lado e na ordem de realização das etapas, fornecerão os algarismos que irão compor a quantia que deverá ser gasta pelo casal Marcelo e Ana, para a criação de seu filho. Os seis primeiros números que serão obtidos na etapa 1 até a etapa 3, fornecerão a parte inteira da quantia a ser gasta (milhares de reais) e os dois últimos algarismo obtido na etapa 4 fornecerá a parte decimal da quantia a ser gasta (centavos de reais).
ETAPA 01 – PASSO 01
JUROS SIMPLES
Juros simples é a remuneração que incide somente sobre o capital inicial ao final do tempo; sendo assim ele não é cumulativo por essa razão é a grande diferença dos juros compostos.
A dívida/investimento em regime de capitalização simples aumenta de forma constante, ou seja, linearmente em uma progressãoaritmética.
As fórmulas que podemos utilizar para tais cálculos são:
Juros Simples:
Montante para juros simples
JUROS COMPOSTOS
De acordo com estudos realizados, o atual regime financeiro utiliza a capitalização de juros compostos por oferecer maior rentabilidade, visto que é exponencial, ou seja, cresce em uma progressão geométrica.
As fórmulas utilizadas para tais cálculos são:
Juros Compostos:
J = C.[(1+iI)^n – 1]
Montante para juros compostos:
CALCULADORA HP 12C
Todos os cálculos que são feitos para achar os juros, montante, prestação entre outros, quando realizados com a HP 12 C se tornam simples e fácil.
Sua finalidade é otimizar o tempo que na maioria das transações realizadas devem ser com tomadas decisões imediatas.
Como quando realizar um investimento/empréstimo pode-se calcular com precisão qual será taxa de juros/rendimento que o negócio vai te trazer de uma forma simples e precisa.
PASSO 02 – ESTUDO DE CASO
CASO A – O CASAMENTO E SEUS GASTOS
Na época em que Marcelo e Ana se casaram, algumas dívidas impensadas foram contraídas. Vislumbrados pelo grande dia, usaram de forma impulsiva recursos de amigos e créditos pré-aprovados disponibilizados pelo banco em que mantinham uma conta corrente conjunta a mais de cinco anos. O vestido de noiva de Ana bem como o terno e os sapatos de Marcelo foram pagos em doze vezes de R$256,25 sem juros no cartão de crédito. O Buffet contratado cobrou R$10.586,00, sendo que 25% deste valor deveriam ser pagos no ato da contratação do serviço e o valor restante deveria ser pago um mês após a contratação. Na época, o casal dispunha do valor da entrada e o restante do pagamento do Buffet foi feito por meio de um empréstimo a juros compostos, concedido por um amigo de infância do casal. O empréstimo
...