Matemática Metodologia
Exames: Matemática Metodologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvana.landin • 20/5/2014 • 4.033 Palavras (17 Páginas) • 330 Visualizações
UNIDADE 1
EM DISCUSSÃO A LINGUAGEM DO MUNDO LETRADO E NUMERADO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Quais os conceitos da matemática aparecem na linguagem cotidiana? Dê exemplo de situações em que essa linguagem ocorre.
RESPOSTA: Os conceitos da matemática estão presentes no nosso cotidiano, iniciando no nascimento, temos uma data, dia mês e ano, somos pesados, medidos e aí continua a matemática no nosso cotidiano. A Matemática está presente nas diversas atividades humanas, praticamente, não há uma em que não seja necessário codificar, quantificar, analisar, contar, interpretar, ordenar, generalizar e estabelecer relações: na rotina de casa, no supermercado, no trabalho, nos esportes... Operações matemáticas tanto divisão, como soma, subtração, multiplicação, bem como numeração, seriação, etc. Podemos citar por exemplo “ Vou dividir essas lápis entre todos os trinta alunos da sala.”, “Quantas pessoas tem para servirmos?”, “João foi o décimo colocado.”, etc.
2. Quais os conceitos da matemática que se apresentam no corpo, na casa, nas ruas do bairro onde reside?
RESPOSTA: No ambiente em que vivemos estamos cercados o tempo todo por conceitos matemáticos, seja nas formas geométricas que compõe nosso corpo, como a esfera na cabeça, retângulo no tronco, etc., quanto na composição triangular dos telhados da casa, retangular ou quadrada das paredes, medidas dos móveis, terrenos, no formato das ruas, placas indicativas de velocidade permitida, de medição dentre tantos outros.
3. No texto: Receita de Alfabetização, a autora Marlene Carvalho faz uma reflexão sobre o ensino. Com suas palavras justifique ou refute a opinião da autora.
RESPOSTA: A autora faz uma crítica ao método que vem sido usado para a alfabetização de crianças, tal método realmente é bastante falho, pois a criança não aprende a pensar, apenas aprende a repetir e copiar o que está sendo exposto, e não a assimilar o conteúdo e levá-lo para sua vida cotidiana.
4. No texto: Aprendizagem escolar que processo é esse? Quais são as principais ideias apresentadas? Faça um breve resumo.
RESPOSTA: O texto afirma que a aprendizagem não se inicia na escola, ela é um processo contínuo que vem desde o nascimento. Destaca também que os conceitos matemáticos em nosso dia a dia e que é preciso aprender a visualizá-los. Reforça-se a necessidade de utilização de conhecimentos não científicos, ou seja, conhecimentos do cotidiano da criança, para se fixar os conteúdos científicos a serem trabalhados em sala de aula.
5. Como foi explicitado no texto 1 a compreensão dos conceitos formais da matemática?
RESPOSTA:
O texto enfatiza que para aprender é preciso ver, dessa forma se faz necessário que o aluno enxergue a matemática em sua vida cotidiana, percebendo seu uso em tudo que o cerca, para que, assim, ele possa compreender seu conceitos formais e conseguir aplicá-los em sua vida escolar.
6. Elabore uma atividade na qual os conceitos matemáticos de Espaço e Forma possam ser explorados.
RESPOSTA: O clássico desenho de duas semi-retas unidas por um arco, de maneira geral, é o que apresenta um ângulo a alunos de 5ª série. Dali para a frente eles aprendem a identificar os que são retos, agudos e obtusos, e logo partem para os cálculos. Há aqueles que até se tornam bambambãs em geometria, mas outros tantos aprenderiam o tema com mais tranquilidade se ele fosse introduzido de forma diferente. A construção do conceito de ângulo é um processo lento. Por isso, é preciso propor aos estudantes vários tipos de atividade em diferentes momentos da escolaridade. A caça ao tesouro pode ser aplicada da pré-escola à 4ª série. O grau de dificuldade aumenta progressivamente, mas a proposta é a mesma para todos: aprender na prática como é o ângulo que se forma com o movimento. Assim, o aluno compreende o ângulo que está nos livros. No início da brincadeira, conte ou leia alguma história sobre caça ao tesouro para que a turma entre no clima.
Determine um trajeto a ser percorrido em sala de aula ou no pátio. Escreva num papel indicações como "a partir da mesa do professor", "faça um quarto de volta à direita", "dê dois passos para a frente", "vire à direita e ande três passos". Desse modo, o estudante chega a uma pista — papel com novas instruções — que será seguida pelo colega. Você estipula a quantidade de pistas que a atividade vai conter e qual será o tesouro.
REFERÊNCIA: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tesouro-caminho-geometria-428083.shtml.
7. Descreva como esta atividade pode ser aplicada na Educação Infantil e posteriormente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
RESPOSTA: Para crianças de até 6 anos, expressões do tipo "um quarto de volta" ainda não fazem sentido. Como elas não têm fluência na leitura, as instruções da caça ao tesouro devem ser orais e numa linguagem bem acessível. Exemplos: "fique de costas para a lousa" e "vire à direita". Nas séries posteriores pode-se usar a linguagem formal da matemática e solicitar registro escrito do que foi trabalhado na atividade.
8. No Texto: Tendências da Educação Matemática, explique como as tendências se constituíram no Brasil e dê exemplos de ensino que as utilizaram.
RESPOSTA: Na tendência empírico-ativista a matemática é ensinada com base nos valores utilitários, no Brasil ela contribuiu para a unificação dos distintos ramos da matemática, surgindo também os primeiros livros didáticos com figuras, desenhos, jogos e recreações. A tendência formalista-moderna aproximou a matemática escolar da forma como ela é vista pelos estudiosos e pesquisadores, porém se distanciando dos alunos, pois se baseia mais na teoria do que na prática, tendo a intenção de formar especialista em matemática e não profissionais capazes de lidar com a linguagem matemática. A tecnicista dá aos conteúdos a serem apresentados uma estrutura programada e normatizada, sendo voltada para o mercado de trabalho com a intenção de servir o sistema produtivo que se instaurava com o golpe militar de 1964. O construtivismo valoriza mais o processo de aprendizagem do que o resultado em si, a elaboração do conhecimento passa a ser mais harmoniosa e a interação entre
...