Matemática e Processos Gerenciais
Por: brunao_1987 • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Nome: Bruno Soares da Silva
RA: 1600330350
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: Matemática e Processos Gerenciais
Tutora EAD Online: Rúbia T. da Luz Silva
RA: 63736470134
São Paulo / SP
2015
Data da entrega: 23/09/15
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: Matemática e Processos Gerenciais
Tutora EAD Online: Rúbia T. da Luz Silva
RA: 63736470134
Trabalho desenvolvido para o curso de tecnologia em logística. Disciplinas norteadoras: Processos Gerenciais e matemática. Trabalho apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade: Desafio Profissional do 1º bimestre do segundo semestre de 2015, sob orientação da tutora EAD Online Rúbia T. da Luz Silva.
São Paulo / SP
2015
Data da entrega: 23/09/15
Sumário
1. Introdução3
2. Estrutura organizacional da empresa 4
3. Plano de capacitação para os níveis estratégico e tático4
3.1 Melhoria de eficácia gerencial de gerentes e diretores4
3.2 Desenvolvimento de líderes5
3.3 Capacitação a liderança situacional 5
3.4. Construindo e desenvolvendo equipes de alto desempenho5
4 Plano de ação para o nível operacional 6
4.1 Capacitação6
4.2 Motivação7
5 Referências 7
1. Introdução
A Hoterdan Hipermercado, é uma empresa varejista do interior de São Paulo que detém 70% do mercado de varejo em sua cidade, na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Uma empresa de consultoria em gestão administrativa contratada pela Hoterdan, constatou que era preciso fazer algo para melhorar as ações da empresa, visto que os lucros da mesma haviam caído há quatro trimestres consecutivos e os custos estavam fora de controle, com base em levantamento feito pela consultoria.
A consultoria também concluiu que os diretores e gerentes têm se envolvido nas áreas operacionais e que as funções gerenciais não recebem atenção. A partir dessas análises a diretoria da empresa concluiu que todos os níveis da empresa devem passar por um plano de capacitação e desenvolvimento.
2. Estrutura organizacional da empresa
[pic 3]
Figura 1 Organograma da Hoterdan Hipermercado
3. Plano de capacitação para os níveis estratégico e tático
3.1 Melhoria de eficácia gerencial de gerentes e diretores
Conforme apurado anteriormente a empresa tem mantido um bom índice de vendas nos últimos meses, demonstrando o que chamamos de eficiência, porém não tem alcançado a eficácia que é a obtenção de resultados, que por sua vez é o lucro, visto que um dos objetivos das empresas é a geração de riquezas. Umas das formas de alcançar um resultado satisfatório nesse quesito é mensuração de resultados através de gráficos. Para se atingir uma demanda maior de vendas é necessário que se faça uma oferta em relação ao preço dos produtos. Com a diminuição do preço o lucro será menor, e é justamente isso pode que acontecer em supermercados e hipermercados como a Hoterdan. Para alcançar a eficácia na obtenção de lucros é necessário que os gestores da empresa considerem funções de lucro, receita e custo, expressando-as graficamente, para chegar se chegar à conclusão de qual deve ser o valor dos produtos à venda para que a empresa possa obter lucro com as vendas.
3.2 Desenvolvimento de líderes
Certamente qualquer grande líder em uma empresa foi desenvolvendo boas qualidades em sua carreira a fim de se tornar um profissional desejável em sua função. Na Hoterdan muitas vezes os líderes da empresa ficaram muito focados em partes técnicas e operacionais, porém para ser um bom líder é necessário estar consciente sobre tudo o que acontece dentro da empresa.
O que é preciso para ser um bom líder:
- Ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho.
- Saber aplicar o feedback corretamente.
- Entender seu objetivo na função e saber motivar sua equipe.
- Ter uma conduta ética e exemplar
- Reconhecer e aproveitar os talentos em sua equipe
- Saber a influência que possui
3.3 Capacitação a liderança situacional
O líder situacional deve ter três habilidades:
- Diagnóstico: Identificar as necessidades da situação
- Adaptabilidade: Habilidade de transitar entre os estilos de liderança
- Saber qual estilo de liderança deve usar
O líder deve reconhecer a situação momentânea a amoldar-se a ela, conforme o objetivo da empresa. Ele tem que usar uma boa comunicação, fazer com que os objetivos de sua equipe sejam alcançáveis.
3.4 Construindo e desenvolvendo equipes de alto desempenho
Um dos maiores desafios no processo de profissionalização da empresa, é construir e desenvolver equipes de alto desempenho. Muitas vezes nós vemos equipes que possuem muitos talentos individuais, mas o resultado não é o esperado. Isso ocorre porque não existe sinergia entre os membros da equipe, e cada um dos integrantes direciona os seus esforços de forma desunida.
...