Matenática Financeira
Pesquisas Acadêmicas: Matenática Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 150984 • 18/10/2013 • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 273 Visualizações
Associação Educacional Dom Bosco
A importância da matemática na administração
RESUMO
O presente trabalho visa compreender a nova dinâmica do atual cenário da Administração de Empresas no Brasil, sua evolução e principais aliados. Apresentando algumas considerações iniciais sobre a importância da matemática na administração de empresas bem como a utilização da logística na aplicação das técnicas de administração dos trabalhos, a fim de melhorar as informações para a tomada de decisão. Para isso são apresentados os conceitos básicos de logística, sua aplicabilidade na administração, quais as atividades principais, sua divisão e explicação rápida de cada uma.
Palavras – Chaves: Administração, Empresas, Logística, custos, matemática e recursos.
1. Introdução
A cada dia que passa, o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global. As fronteiras geográficas estão desaparecendo exigindo assim, que as empresas estejam mais preparadas e habilitadas para enfrentarem as realidades desse novo desafio, fazendo com que as mesmas desenvolvam cada vez mais, estratégias para projetar produtos num mercado global, aumentando os recursos ao produzi-los. Há por parte do mercado uma grande exigência das empresas para que estas atuem com velocidade e flexibilidade sem relegar a oferta de produtos e serviços com preços reduzidos e elevados níveis de qualidade.
Diante deste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se apresentado como um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros.
O objetivo deste trabalho é discutir, à luz dos conceitos da logística, a sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações.
2. A importância da matemática na administração
O ato de administrar está ligado a seguir regras pré-determinadas, por um conjunto de normas e funções elaboradas para se fazer cumprir elementos de produção, objetivando alcançar um resultado eficaz e principalmente retorno financeiro. Cabe a ela traçar planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática.
Com a matemática há o desenvolvimento do raciocínio lógico, sendo assim, os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. A matemática está presente em praticamente todas as áreas da administração. Como exemplo pode-se citar a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatística e outras, porém é a matemática financeira que possui maior importância, uma vez que possibilita a interpretação de dados, o acompanhamento das diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis, entre outras. A maioria das empresas abre falência por falta de planejamento e controle financeiro, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão. Uma outra colaboração da matemática é a estatística que já nos permite a interpretação das planilhas e as variações a médio e longo prazo.
Além de auxiliar no trabalho administrativo, a matemática também ajuda o administrador a melhor administrar o seu próprio cotidiano financeiro, conseguindo administrar seus recursos de uma melhor forma.
3. A Logística na administração
Segundo Carvalho, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Considera-se que a logística surgiu com a necessidade dos militares em se abastecer com armamento, munições e rações, enquanto de deslocavam da sua base para as posições avançadas. Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.
Atualmente, muitas são as exigências para a atividade logística entre elas: o maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios. Mesmo com todo este crescimento, até a década de 40 pouco se publicava e estudava sobre o tema. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Surgindo assim o conceito de logística.(Dias, 2005).
Após os anos 80, a logística passa a ter realmente um desenvolvimento revolucionário, empurrado pelas demandas ocasionadas pela globalização, pela alteração da economia mundial e pelo grande uso de computadores na administração. Nesse novo contexto da economia globalizada, as empresas passam a competir em nível mundial, mesmo dentro de seu território local, sendo obrigadas a passar de moldes multinacionais de operações para moldes mundiais de operação.
4. A Logística organizacional integrada
Com a sociedade cada vez mais competitiva e dinâmica, faz-se necessário cada vez mais, se adaptar a esta realidade para as empresas que queiram conquistar e fidelizar os seus clientes. Os produtos com ciclos de vida curtos, e a globalização vem forçando cada vez mais as empresas a inovarem rapidamente as suas técnicas de gestão. Os produtos rapidamente se tornam commodities, devido as suas características
...