TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Geral

Artigos Científicos: Mecanica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 Estatística na Indústria

Desenvolver a capacidade de aprender a partir de dados é um dos desafios mais relevantes da era da informação. Nesse contexto,a estatística é uma ciência que, por disponibilizar diversas fer-ramentas que facilita esse tipo aprendizado, encontra aplicações nos mais diversos setores.Na indústria, o tratamento estatístico de dados possibilita desde a simples monitoração das especificações dos produtos produzido até a identificação das variações do processo que são responsá-veis pela fabricação de não-conformes. Através do tratamento estatístico de dados históricos, também é possível construir simu-ladores capazes de predizer o comportamento do processo. Esses simuladores proporcionam maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos e permitem otimizar a produção de modo a fabricar produtos já existentes de forma mais eficiência.

2 Estatística Industrial

2.1 Conceitos Básicos

Esta primeira seção apresenta definições matemáticas e conceitos estatísticos básicos para introduzir o profissional da indústria ao contexto do tratamento estatístico de dados. Usuários que já tenham experiência prévia no assunto podem pular este trecho sem maiores problemas. Para principiantes, a leitura desta seção é fortemente recomendada.

2.1.1 Estatística

A estatística pode ser definida como a ciência da aprendizagema partir de dados. Ela compreende um conjunto de métodos científicos para adquirir, organizar, processar e apresentar dados de modo a constituir uma base consistente para a tomada dedecisões.

2.1.2 Variabilidade

Os processos produtivos industriais dependem de diversas variaveis de operação que devem ser mantidos em certos níveis sempre

Em um processo onde se tem um reator químico operado em bateladas, o tempo de mistura, a temperatura e a pressão de reação poderiam, por exemplo, ser consideradas como variáveis de operação.

que um determinado produto está sendo produzido. Na prática,diversas fontes de variabilidade atuam sobre o processo produtivo, fazendo com que as variáveis de operação nunca possam ser mantidas exatamente nos níveis desejados. Conseqüentemente,os produtos resultantes de processos de manufatura sempre apresentarão variabilidade. Essa variabilidade interfere no processo de produção, podendo conduzir a produtos defeituosos, ou seja,produtos que não satisfazem às especificações.A identificação e eliminação das fontes de variabilidade tornam o processo capaz de produzir produtos com características mais próximas das especificações, reduzindo os prejuízos causados pela produção de itens defeituosos.

2.1.3 População e Amostra

Os dados são a base para a tomada de decisões durante a análisede um problema. As noções de população e amostra são muitoimportantes para introduzir as técnicas de coleta de dados parao tratamento estatístico.O conceito de população se refere ao conjunto de unidades in-dividuais que possuem em comun uma ou mais características aserem estudadas. Por exemplo, em um processo de manufaturade peças de borracha, uma população de interesse pode ser cons-tituída por todas as peças de todos os lotes de um determinadoproduto produzido pela fábrica.

2.1 Conceitos Básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com