Medicamentos Para Diabetes
Artigo: Medicamentos Para Diabetes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edvannya • 23/10/2014 • 590 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
METFORMINA
Ações terapêuticas.
Hipoglicemiante oral.
Propriedades.
É um hipoglicemiante oral do grupo das biguanidas. Apresenta boa absorção oral, com uma meia-vida plasmática de eliminação de 3 a 6 horas. Mecanismo de ação: aumento do número de receptores de insulina.
Indicações.
Diabetes não dependente de insulina, especialmente em obesos e em hiper-sensíveis às sulfonilureias.
Posologia.
Dose usual: 1.000 a 1.500 mg/dia. Dose máxima: 2.500 mg/dia. Após 2 semanas é conveniente ajustar as doses em função dos controles glicêmicos.
Reações adversas.
Náuseas, pirose, vômitos e diarreia. Sabor metálico. Existe risco de acidose lática, mais frequente em idosos e pacientes com insuficiência renal, sendo menor do que com a fenformina.
Precauções.
Se for indicada a pacientes insulinodependentes, a glicemia deve ser monitorada antes de se modificar a dose de insulina.
Interações.
A metformina pode reduzir a absorção de vitamina B 12.
Contraindicações.
Insuficiência renal. Condições hipóxicas (insuficiência cardíaca grave, insuficiência respiratória, infecções agudas). Etilismo. Gravidez. Pré-operatório e pós-operatório. Hipersensibilidade à metformina.
GLIMEPIRIDA
Ações terapêuticas.
Hipoglicemiante oral.
Propriedades.
É um hipoglicemiante, derivado das sulfonilureias, que promove o aumento da secreção de insulina por parte das células beta das ilhotas pancreáticas. Além disso, foram indicados outros mecanismos como a diminuição da glicogenólise e da gliconeogênese hepática, aumentando ao mesmo tempo a sensibilidade dos tecidos extrapancreáticos à insulina. Possui uma boa, rápida e completa absorção digestiva após sua administração por via oral. Sua principal forma de biotransformação metabólica é realizada em nível do fígado, para ser excretada por via renal e biliar.
Indicações.
Diabetes mellitus não-insulinodependente (do tipo II) do adulto em indivíduos que não podem estabilizar sua glicemia adequadamente mediante dieta, exercício físico e diminuição de peso.
Posologia.
A dose inicial aconselhada é de 1 mg uma única vez por dia. Essa dose pode ser aumentada gradualmente segundo os seguintes incrementos: 2 mg, 3 mg, 4 mg, 6 mg e 8 mg. A ingestão da medicação deve ser realizada imediatamente antes do café da manhã ou, em caso de não tomar café da manhã, antes da primeira refeição principal. É importante não suprimir refeições depois de ter recebido o fármaco quando a resposta ao mesmo diminui. É necessário lembrar que poderia ser necessário um ajuste posológico naqueles pacientes que variam seu peso ou estilo de vida.
Reações
...