Medidas Socieducativas
Ensaios: Medidas Socieducativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daiani1000 • 18/10/2014 • 421 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
1INTRODUÇÃO
O Terceiro Setor surgiu da mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público, no qual é representado pelo Estado e o privado, representado pelas Empresas em geral.
Esta definição surgiu na primeira Metade do século e consiste em instituições que tem como objetivo principal o social, e como ação principal a criação de projetos que possam atingir um coletivo, ou seja, um grande número de pessoas inseridas na missão desses projetos sem visar o lucro. Podemos dizer que participam neste meio as organizações de caridade, religiosas, comunitárias, sindicatos, entidades voltadas para as artes, associações profissionais entre outras instituições voluntárias.
Conforme Froes (2002), no Brasil, o novo conceito é muito recente. As empresas que admitem suas responsabilidades sociais ainda são poucas. Cidadãos que trabalham por si próprios ainda são mais raros. Mas algumas organizações sociais já se destacam no desenvolvimento de projetos sociais em nosso país.
Podemos dizer que embora seja um conceito recente, uma grande parte das organizações de caráter público, trazemem si mesmas o foco degerar benefícios para toda a sociedade e defender seus interesses comuns. São organizações que fazem parte do movimento social e executam a cidadania, contribuindo de forma inovadora e eficaz na construção de uma sociedade melhor.
Complementa Machado (2009, p.187),
As famílias, as pessoas com as mais diferentes carências, necessitam de uma comunidade autônoma e organizada, principalmente nas grandes cidades, que as apóie e as atenda em seus problemas sociais, que conheça suas necessidades, seus transtornos e que tente de alguma forma, resolve-los. Essas comunidades autônomas e organizadas inserem-se no Terceiro Setor, como entidades de fins não econômicos, que não possuem finalidade de lucro para seus associados e que querem, antes de tudo, o bem-estar social.
Atualmente as ONGs (Organizações não Governamentais) ocuparam um espaço mais amplo na sociedade, sendo reconhecidas como “agentes transformadoras de mudança” por estar diretamente ligadas à realização de trabalhos em que o Estado não consegue realizar. Por isto, estas organizações contam com auxilio e doações do mesmo e também de pessoas físicas e de empresas privadas.
Existem organizações que tem diferentes tipos de atuação como: prestar auxílio a uma doença especifica como o câncer, prestar atendimento psicológico a vitimas de abusos, bem como existem aquelas em que levam a comunidade o acesso a um espaço alternativo de criação e produção de cultura como é o exemplo da Organização em estudo.
Sendo assim, este estudo tem como objetivo identificar qual a representatividade desta Organização do Terceiro setor localizada no município de Araranguá e sua importância perante o desenvolvimento individual e coletivo da sociedade civil.
...