TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melissa

Exames: Melissa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 10

A – Capa

B - Folha de rosto

1.1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

1.1.1- Denominação e forma de constituição

A forma de denominação da empresa é Grendene S.A., e se constitui como uma sociedade anônima, uma companhia aberta.

CNPJ: 89.850.341/0001-60 e NIRE: 23300021118-CE.

1.1.2- Dados e fatos relevantes da origem da organização

Plásticos Grendene Ltda., foi constituída em 25 de fevereiro de 1971, originalmente sob a forma de sociedade por quotas de responsabilidade limitada, com o objetivo de operar no ramo de industrialização de plásticos em geral.

Na época da constituição da Companhia, suas atividades estavam voltadas para a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho, uma inovação num mercado que até então apenas produzia tais embalagens em vime.

Em meados da década de 70, ampliaram o leque de atividades e iniciaram a fabricação de peças de plástico para máquinas e implementos agrícolas e, em seguida, se tornaram fornecedores de componentes para calçados, tais como solados e saltos, tendo sido pioneiros na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação de tais componentes.

Apesar da origem gaúcha da Grendene (que foi fundada em 1971 por Pedro Grendene, avô de Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, irmãos gêmeos, com perfil empreendedor e inovador, que deram continuidade à Empresa e a transformaram em uma das maiores indústrias de calçados do mundo) a partir de 1990, passou a ser uma Empresa Cearense.

Em um ato de ousadia e coragem, em busca de condições mais competitivas em termos de custo de mão de obra e das vantagens decorrentes de incentivos fiscais, houve a migração da produção da serra gaúcha no Rio Grande do Sul, inicialmente para a capital do Ceará, Fortaleza e gradualmente foram sendo construídas fábricas em pleno agreste do Estado, em Sobral (1993), que passou a ser a sede social e Crato (1997), em condições bastante diversas em termos de cultura, adversas em termos de clima, infraestrutura mínima à época e com mão de obra local não especializada na indústria de calçados e menos ainda na indústria específicos de calçados termoplástico injetados, que utilizam equipamentos sofisticados e automatizados.

Em 2007 mais uma nova fábrica entrou em produção no sul da Bahia, em Teixeira de Freitas, a MHL Calçados Ltda.

Pioneirismo, inovação e grandes desafios também fazem parte do DNA da Grendene e atualmente 10 fábricas de um total de 14 estão no Estado do Ceará, que já respondem por 92% da produção total e por 90% do número de colaboradores, sendo 96% na área operacional, treinados, capacitados e com alto nível de produtividade, sendo em sua grande maioria mão de obra que foi recrutada localmente.

No Rio Grande do Sul, em Farroupilha, permanece 8% dos colaboradores, por ser a sede administrativa, incluindo a área de pesquisa e desenvolvimento e 2 fábricas; além da matrizaria no município de Carlos Barbosa. A unidade da Bahia, em Teixeira de Freitas, responde por 2% dos colaboradores.

1.1.3.- Natureza e ramo de atuação

A Grendene S.A. é uma empresa do ramo calçadista, uma indústria de calçados femininos e chinelos, em PVC e EVA.

A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e via subsidiárias no exterior, Grendene USA Inc. (EUA) e Grendene Argentina S.A. (Argentina), atingindo cerca de 20 mil pontos de venda fora do País e 60 mil no mercado brasileiro, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa.

1.1.4.- Informações sobre o porte da empresa

A Grendene é uma das maiores produtoras mundiais de calçados e líder em vários segmentos no mercado brasileiro.

Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados. Totalmente verticalizada, a partir de matizaria e fábricas próprias, com uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior.

1.1.5- Relação das filiais, caso haja

A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada em suas seis unidades industriais, compostas por 12 fábricas de calçados, com capacidade instalada total de 200 milhões de pares/ano, além de uma matizaria e uma fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados.

Em 2010 comercializou 169,5 milhões de pares produzidos inteiramente no Brasil.

As unidades industriais estão assim distribuídas no estado do Ceará: Sobral (1993) - 166.128 m2, matriz (sede social) e maior planta, com seis fábricas de calçados e uma de PVC; Fortaleza (1990) - 21.686 m2, duas fábricas de calçados e componentes de PVC; Crato (1997) - 21.517 m2, uma fábrica de calçados e de componentes em EVA.

No estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de: Farroupilha (1971) - 54.045 m2, duas fábricas de calçados e sede administrativa; Carlos Barbosa (1980) - 2.794 m2 matizaria.

No estado da Bahia, uma unidade na cidade de Teixeira de Freitas (2007) - 4.180 m2.

1.1.6- Número de funcionários

Nos dias de hoje, a Grendene conta com mais de 24 mil funcionários.

1.1.7- Principais produtos

A empresa é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Rider, Grendha, Ilhabela, Ipanema Gisele Bündchen, Ipanema, Grendene Kids e Grendene Baby; Em 2008 lançou mais uma marca – Zaxy com produtos inspirados nas principais tendências de moda mundial. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.

• Grendha: A Grendha é a marca feminina que mais cresce na Grendene, com uma linha extensa que atinge os mais diversos tipos de consumidoras. Com grandes volumes de vendas, consegue agregar tecnologia, atualidade e preço competitivo. Seu diferencial é traduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com