Memorial
Pesquisas Acadêmicas: Memorial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Graminha • 23/9/2013 • 421 Palavras (2 Páginas) • 2.492 Visualizações
Disciplina: Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola; Gestão na Educação Escolar e; Legislação Escolar
Introdução
A disciplina Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola pode ser apontada pela participação, autonomia, transparência e pluralidade. E como instrumentos de sua ação, surgem às instâncias diretas e indiretas de deliberação, tais como conselhos e similares, que propiciam espaços de participação e de criação da identidade do sistema de ensino e da escola. Gestão na Educação Escolar aborda as diferentes concepções da administração capitalista, destacando a especificidade da gestão educacional, seus desdobramentos, limites e possibilidades no que concerne aos atuais processos de organização e gestão. A legislação escolar exige mudanças na postura e na filosofia administrativa, todo profissional que atua deve postar-se como educador. Taylor propôs quatro processos para orientar uma administração científica: planejamento; organização; execução e controle.
Principais contribuições da disciplina em minha rotina de trabalho
No módulo Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola contribuiu na elaboração do Projeto Político Pedagógico, onde foi estabelecido a finalidade e o papel social da escola e a participação do Conselho Escolar para uma melhor aplicação dos recursos financeiros com transparência e democracia. A disciplina Gestão na Educação Escolar colaborou na administração colegiada, estamos fazendo mais reuniões com a participação da comunidade nas decisões do processo educativo. A Legislação Escolar ajudou no desenvolvimento para atender as disposições contidas nas leis, normas, regulamentos, portarias e escrituração escolar.
Conclusão
As limitações sociais da educação, como baixa condição socioeconômica dos alunos e gestões ineficientes das escolas, continuam recorrentes; entretanto, existem soluções, como as redes de aprendizagem por meio de políticas públicas dirigidas, que reduziriam as desigualdades escolares. O desafio do sistema educacional brasileiro continua amplo e ambicioso, sugerindo um conjunto de ações, que demandam aumento significativo não apenas de investimentos, como também de coordenação e avaliação eficiente e contínua de sua gestão. Fazer com que exista uma sociedade com um pouco mais de qualidade de vida é papel importante dos educadores, que têm como desafio permanente discutir, rever, refazer o sentido histórico de inovação e humanização do progresso, assumindo a identidade de trabalhadores culturais, envolvidos na produção de uma memória histórica, e de sujeitos sociais que criam e recriam o espaço e a vida social.
Referências bibliográficas
FRANCISCO FILHO GERALDO. A educação brasileira no contexto histórico. São Paulo: ALÍNIA, 2001. 287 p.
PRAIS MARIA DE LOURDES MELO. Administração colegiada na escola pública. Campinas, S.P, PAPIRUS, 1996. 4ª Ed.
AZEVEDO JANETE, GRACINDO REGINA VINHAES. Educação, sociedade e mudança. Brasília: CNTE, 2005. 70 p.
...