Memorial
Pesquisas Acadêmicas: Memorial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maricelialopes • 14/3/2015 • 274 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL
Redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações e para que isso aconteça é preciso ter um comunicador que é sempre o poder público e um receptor que pode ser um órgão público ou um particular.
A redação oficial deve ser caracterizada pela impessoalidade, pelo uso padrão da linguagem, pela formalidade, pela coerência e pela clareza.
A impessoalidade trata-se de não conter opiniões pessoais no texto, o uso padrão da linguagem é aquele que se observam as regras da gramatica formal e o uso de um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma, não se pode usar gírias ou regionalismos, a formalidade é a clareza datilográfica e o uso de papeis uniformes para o texto, a correta formatação do texto é o uso correto dos pronomes de tratamento, a concisão é a produção de um texto enxuto sem repetições é a clareza que diz respeito a clareza no assunto a ser transmitido, esse texto precisa ser inteligível não pode ter mais um sentido.
Estudando essa disciplina aprendi muito, inclusive que tais características da redação oficial surgiram a partir da constituição de 1988 no artigo 37 onde diz: “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”. E esse artigo é que vai dar os requisitos para esses documentos oficiais e agora irei citar algumas destas correspondências oficiais: carta pessoal, ofícios, solicitações e requerimentos, memorandos, circulares, correio eletrônico, atas, relatórios, gráficos e tabelas.
...