Memorial
Por: fallr60 • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
Memorial – Capitulo 06
Por: Flaviane Araújo
Homem, Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica.
A começar considero a filosofia mais presente em nossas vidas do que pensamos. Isso porque não é de hoje que ela si apresenta, mais sim desde o surgimento do homem, nos ajudando a entender mais sobre nós mesmos, então acaba sendo "enigmática" porque nós acabamos percebendo que o ser humano é algo muito complexo. Digo que todos somos filósofos, pois sempre estamos procurando respostas para nossas duvidas. Duvidas que acompanham o mundo desde sua existência, é algo inexplicável, leva o ser a se tornar pensativo, estuda profundamente a alma humana, procura diversos jeitos de explanar a historia dos seres.
Neste modulo vimos que somos seres em constate mudança, que nossos conceitos e pensamentos mudam, e que ao longo do tempo vamos nos adaptando ao mundo, compreendi que realizamos as transformações através da cultura e que ao adquirirmos e produzirmos cultura nos sentimos mais humanos, que somos cercados de diferentes tipos de culturas , embora as vezes parecidas, são diferentes uma das outras.
Um exemplo de vários tipos de diversidades de cultura reunida é a escola, são homens, mulheres, crianças, adultos, alunos, professores, funcionários, negos e brancos com formas de pensar e agir diferentes e todos com um só objetivo de valorizar e respeitar a diferença do outro. As culturas se transformam de acordo com as inovações que se produzem isso se chama devir cultural. Para que aconteçam essas transformações temos que participar das práticas sociais. E mesmo a escola sendo uma instituição de ensino, é também um espaço onde homens e mulheres podem construir desconstruir e reconstruir a cultura.
Aprendemos a importância da linguagem para nos relacionarmos entre nós, possibilitando assim o convívio e o contato entre as pessoas tanto na educação geral como na educação escolar. Com a linguagem podemos nos expressar e dar significado aos acontecimentos, aos nossos sentimentos e emoções. É na linguagem que compartilhamos saberes e que podemos também entender e nos desentender e é a partir dela que nos tornamos humanos, educando e sendo educados.
Abordamos também nesta unidade uma das praticas culturais mais transformadora do mundo, o trabalho. O nome se origina do sacrifício, sofrimento, com a modernidade o trabalho foi sendo considerado um modo do ser humano modificar a natureza, passou a ser valorizado como pratica cultural pela qual preparamos nossa historia.
Ao final deste modulo tratamos sobre valores e educação. Aprendemos sobre os conceitos de valores e que através deles fazemos escolhas, tomamos decisões e decidimos nossas preferencias. Os valores são resultados daquilo que dizemos de outras pessoas conforme a nossa relação com elas, aceitando ou rejeitando-as, mas nunca ficando indiferentes. Com eles expressamos os valores estéticos, morais e políticos.
A unidade ainda nos faz um alerta, para que não confundamos Governo e Estado. O primeiro é um grupo de pessoas que ocupa o comando do Estado com um programa de políticas públicas para a construção da cidadania. O segundo é um conjunto de instituições.
...