Memorial Germana Gomes
Trabalho Universitário: Memorial Germana Gomes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Germanagomes • 27/5/2014 • 2.198 Palavras (9 Páginas) • 342 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESIDENTE ROOSEVELT
Memorial
IDENTIFICAÇÃO
Instituição de ensino: EEEP Presidente Roosevelt
Aluno: Maria Germana Gomes de Oliveira
Curso Técnico: Informática
Orientador de Estágio: Marcos Sampaio
Instituição onde concluiu o Estágio Supervisionado II: Colégio 21 de Abril
O presente memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional e profissional na escola Presidente Roosevelt, destacando atividades que desenvolvi com os conhecimentos adquiridos e as minhas perspectivas em relação à experiência do estágio, onde foi um processo de ensino e muita aprendizagem na minha vida profissional.
Posso dizer que sempre fui uma boa aluna, sempre tirava notas altas e gostava de ir á escola. Sempre estudei em escola pública, fiz o ensino fundamental na escola Augusto Cesar Silva Sales, que ficava próxima a minha casa. Quando terminei o ensino fundamental estava com muita dúvida em qual escola iria fazer meu ensino médio, me escrevi em duas escolas regulares, e uma integral para tentar passar por um teste de seleção. Como já foi citado anteriormente, minhas notas eram muito boas, então consegui entrar como uma das primeiras da lista de chamada para ingressar na Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt. Fiquei muito feliz por ter conseguido entrar numa escola onde não iria somente cursar o ensino médio, mas também iria ajudar com a minha formação para o mercado do trabalho e, fiquei mais feliz ainda porque minhas amigas também conseguiram passar e escolheram o mesmo curso que escolhi que foi a Informática, que entre as três opções de cursos, a informática era a que eu mais me identificava e já tinha feito cursos nessa mesma área, então foi muito bom fazer um curso onde já tinha alguns conhecimentos básicos.
O meu 1° ano no ensino médio foi muito bom, fiz várias amizades, gostava muito dos professores e, apesar da carga horária integral da escola (que era bem cansativa) gostava de como era a dinâmica da escola.
No mês de Agosto de 2010 finalmente começaram as aulas técnicas, a primeira disciplina que tivemos foi a informática básica com o professor Marcelo Pires. Foi uma disciplina que gostei bastante, pois já tinha alguns conhecimentos básicos. Logo após essa disciplina foi dada alguns conceitos básicos de lógica de programação onde tive certa dificuldade para entender a fundamentação do conteúdo, mas aos poucos fui entendendo melhor sobre esta linguagem.
No 2° ano foi onde realmente aprofundamos as aulas técnicas, que eram bem mais intensas e cansativas, mas fui me adaptando com o passar do tempo. Tivemos muitas disciplinas, onde fui me identificando mais com umas que com outras, mas me esforcei para passar por médias em todas as matérias. No decorrer do ano fomos apresentados ao professor Eduardo Paiva que iria dar as disciplinas voltadas a Programação, apesar de ter gostado da maneira de como o professor Eduardo dava as aulas, não me identifiquei muito com os conteúdos que foram dados no ramo da programação. Confesso que esse motivo me ocasionou certo desinteresse momentâneo, vi que isso estava me prejudicando e fui atrás do tempo pedido e até acabei gostando de algumas das disciplinas sobre desenvolvimento, umas delas foi o MySQL (sistema gerenciamento de banco de dados) que utiliza a linguagem SQL (linguagem de consulta estruturada) como interface, até fiz um curso por fora para entender melhor essa linguagem. Mas as minhas disciplinas preferidas eram as mais voltadas para Hardware que aprendemos a cuidar da manutenção da estrutura física de computadores, instalação e configuração de redes de computadores, manutenção preventiva e corretiva entre diversas coisas.
Chegando perto do término do 2° ano a pressão sobre a gente ia aumentando bastante por conta do estágio, os professores estavam muito preocupados em nossa preparação para que tivéssemos bom desenvolvimento no ambiente de trabalho, então muitas aulas eram voltadas ao comportamento no local de trabalho e isso ajudou bastante em algumas ocasiões ocorridas posteriormente.
No início do 3º ano a responsabilidade ia aumentando, e o tempo estava cada vez mais corrido, apesar de que nós estávamos um pouco adiantados nas disciplinas do curso técnico que já estavam na reta final, estava muito preocupada em relação a minha preparação para o estágio II, mas os professores estavam nos capacitando muito bem para essa etapa do estágio.
No dia 11 de Abril de 2012 iniciaram as aulas de PPE (preparação para estágio), que eram aulas voltadas para o estágio II, que corresponderam ao nosso estágio I que eram aulas mais teóricas dadas pelo professor Marcos Sampaio que do meu ponto de vista essas aulas foram essenciais para nos formarmos bons profissionais e até mesmo seres humanos melhores por conhecermos alguns valores e características que devemos utilizar tanto na vida profissional quanto na pessoal. No primeiro dia de aula fizemos os cadastramentos no grupo criado para o 3° ano de informática no gmail, para utilizarmos como comunicação sobre os assuntos voltados a escola e o estágio. Nas aulas do estágio I o professor Marcos Sampaio sugeriu a criação de uma empresa para termos noção de suas estruturas básicas e funcionamento e também com o objetivo de arrecadarmos dinheiro para ajudar com os gastos com a nossa festa de formatura do 3º ano que iríamos fazer. No decorrer das aulas pensávamos uma forma de como arrecadar dinheiro para nossa empresa, foi aí que o professor Marcos Sampaio tomou a iniciativa de doar um mouse óptico para nossa turma rifar e ter um dinheiro inicial para ajudar a criar outras maneiras de arrecadação, como a rifa que foi bem sucedida.
As aulas de PPE sempre abordavam tópicos muito importantes e essenciais para uma entrevista, começando pela elaboração do curriculum que era um ponto que o professor Marcos Sampaio sempre citava, ele também sempre apresentava alguns vídeos de simulações de como se comportar e não se comportar em uma entrevista, tirei dicas importantíssimas dessas aulas e também de palestras que os professores organizavam sobre variados temas em relação à informática e mercado de trabalho, tivemos até a oportunidade de fazer alguns cursos através da escola. O professor Marcos Sampaio sempre observava nossas maiores dificuldades e procurava formas
...