Memorial Orientações Gerais
Por: lacinho • 30/6/2018 • Resenha • 629 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
MÓDULO III – MEMORIAL
Fundamentos e Práticas na EAD
CURSO TECNICO DE FORMAÇÃO DE FUNCIONARIOS DA EDUCAÇÃO - PROFUNCIONARIO
Professora Mediadora: Nadna Palmiere de Araújo
Este memorial refere-se aos fundamentos e práticas na EAD, em que tivemos 04 unidades de estudo: Tecnologia: conceitos fundamentais e teoria; as tecnologias da informação e da comunicação no nosso cotidiano; o que é educação a distancia; modelos e sistemas de educação a distância, mídias e materiais didáticos na Ead, nos oportunizando conhecer mais da educação a distancia, suas metodologias, formas de comunicação, possibilidades de aprendizagem, posturas, características de bom estudante a distância entre outros... Que nos possibilitaram aprender um pouco mais como utilizar as ferramentas de comunicação e aprendizagem que iremos utilizar durante o curso.
A escrita foi de fundamental importância para a comunicação entre os povos, pois garantiram o registro das ações e pensamentos humanos, possibilitou ao homem transmitir mensagens das mais variadas formas: desde as placas de argila da escrita cuneiforme, na Mesopotâmia, passando pelos pergaminhos no Egito Antigo, o uso do papel na China, o livro impresso, até chegar ao computador. Os indianos faziam livros de folhas de palmeiras, os maias e os astecas, em forma de sanfona, de um material existente entre a casca da árvore e sua madeira, os chineses, por sua vez, utilizavam rolos de seda para fazer seus livros, e os romanos escreviam em tábuas de madeira cobertas de cera. E, a descoberta desses suportes para registro da escrita possibilitou a comunicação através de cartas e bilhetes. A descoberta da escrita foi um processo que revolucionou a comunicação entre os homens, porque permitiu uma situação prática de comunicação radicalmente nova.
As tecnologias modernas da informação e da comunicação, surgiram da evolução das tecnologias, A telecomunicação e a comunicação via digitais encurtaram distâncias e comprimiram o tempo, provocando mudanças profundas na chamada sociedade pós-industrial. A nova noção de espaço e tempo gerada pela velocidade das alterações tecnológicas aplicadas aos processos informativos e comunicativos é uma realidade e uma das alterações mais significativas.
As transformações que ocorreram com o surgimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas tecnologias nos levam hoje a presenciar eventos, um telejornal, ou uma partida de futebol, ou um discurso de uma autoridade, ao mesmo tempo em que eles acontecem, mesmo que eles estejam a milhares de quilômetros distantes de quem assiste à TV, sentado na poltrona de sua casa. E há relatos de experiências de cirurgias que são feitas com orientação a distância, através da videoconferência. Mas esses avanços não têm apenas implicações nas dimensões temporais e territoriais. Decorrentes das mudanças nessas dimensões, a sociedade vem alterando profundamente as suas formas de interação, o que implica novos comportamentos e a modificação ou criação de novos valores, que se configuram pouco a pouco como padrões próprios de um tipo de sociedade profundamente marcada pela cultura tecnológica.
...