Memorial Progestão
Casos: Memorial Progestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: letliu • 11/11/2014 • 578 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Como Desenvolver a Gestão dos Servidores na Escola?
Quando o assunto é lei salta aos olhos dos mais interessados no assunto de conhecer melhor direitos e deveres e, este módulo fez despertar em nós um interesse que por hora havia adormecido já que, o exercício da lei diante das mazelas da justiça anda tão desacreditado.
Logo na primeira unidade aprendi sobre a gestão de recursos humanos, conheci as atribuições definidas pela legislação para cada um dos cargos dos servidores. Aprendi os direitos e deveres dos servidores da escola, principalmente do magistério. Estudei também as responsabilidades, penalidades e características do processo administrativo.
Pude perceber que a unidade dois foi muito contundente em relação aos direitos e deveres dos servidores deixando claro que não se pode pautar a nossa prática profissional baseando-se só na ótica dos direitos, pois cumprir deveres também faz parte do nosso aprendizado constante possibilitando ao outro a oportunidade de ter direitos, pois,este só é adquirido a partir do momento que cumprimos os nossos deveres.
Na terceira unidade foi abordada a questão da avaliação de desempenho no serviço público determinada pela LDB. Em geral, quando se fala de avaliação de desempenho, pensa-se em um processo articulado apenas pelas secretarias de educação, esquecendo-se que no interior da escola é que podemos privilegiar como um lugar da avaliação dos servidores que nela trabalham, cabendo à equipe gestora a coordenação desse processo.
Para garantir a boa qualidade dos serviços públicos, faz-se necessário, avaliar o desempenho dos servidores. Assim, o principal objetivo desta deve ser a melhoria da qualidade do ensino oferecido pela escola, desenvolvendo em cada um a consciência da relevância social do exercício de suas funções, cabendo aos servidores colaborarem e participarem efetivamente nos processos de avaliação de desempenho realizados no serviço público. Portanto, para cumprir sua função, a escola precisa ter como foco um ensino e uma aprendizagem eficiente. Para isso, é preciso que a formação e a atuação do educador sejam necessariamente direcionadas para um novo paradigma de educação. Nesse sentido, podemos inferir que se a formação inicial é uma exigência legal, a formação continuada do profissional da educação é uma necessidade e um direito garantido pela LDB, para que se tenha uma educação de qualidade.
Vale ainda ressaltar que este módulo foi muito significativo para o enriquecimento de minha aprendizagem em relação à necessidade que o gestor tem de conhecer a legislação para gerir o quadro de pessoal da escola de forma a dar qualidade nesta prestação de serviços. Que todos os servidores necessitam de se inteirar melhor dos seus direitos, mas também cumprir com os deveres, reconhecendo que precisam considerar a avaliação de desempenho como um recurso para valorização profissional e garantia da qualidade do ensino e dos serviços públicos. O que mais me chamou atenção foi à ênfase dada à formação continuada dos profissionais, pois esse é um dos grandes desafios que perpassam a educação e gestão escolar, garantirem esse direito e sensibilizar a todos dessa necessidade requer muita articulação e competência. Penso ser um ponto de partida para um trabalho mais produtivo e que esse
...