Mensagem Biblica
Exames: Mensagem Biblica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegope • 26/3/2014 • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 362 Visualizações
A fidelidade é a bênção de Deus. e A conseqüência da infidelidade é o castigo de Deus.
Samuel. I Samuel 1-7.
Samuel é um grande homem de Deus. Ele era um homem de qualidades excelentes, sinceridade, consagração absoluta, caráter inatacável e que glorificou a Deus. Ele está no mesmo grupo de homens fiéis a Deus: Abraão, José, Moisés, Josué e Davi.
A. O Nascimento e os Primeiros Anos de Samuel. I Samuel 1-3.
a. A mãe (Ana) de Samuel e sua oração. 1:1-2:11. Esterilidade era nesta época considerada uma desgraça e o castigo de Deus. A outra esposa de Alcana (Penina) sempre provocou Ana para irritá-la excessivamente porque não teve filhos. Assim deixou Ana desesperada e abatida demais. Isso levou Ana ao Senhor em oração para pedir um filho. Ela prometeu dar ao Senhor o filho todos os dias da sua vida, se o Senhor desse um filho para ela. Eli viu Ana orando ao Senhor na casa de Deus e achou que era bêbeda, mas não foi, era a tristeza dela que ele viu. Deus ouviu o pedido dela e deu um filho a ela pelo nome Samuel. O nome de Samuel significa “pedido ao Senhor”, 1:20. O nome de Ana significa “graça” ou “ordenado ao Senhor”. Ana era uma mulher muito piedosa e fiel a Deus e cumpriu a sua promessa ao Senhor. Ela levou seu filho à casa de Deus e o entregou ao Senhor. Samuel tinha provavelmente três anos de idade segundo o costume daquela época. Em 2:1-11 há a oração e louvor ao Senhor de Ana pela bênção de Deus. Note no versículo 10 que fala a palavra “ungida”. Esta palavra é palavra para Messias.
b. O pecado de Eli e de seus filhos. 2:12-36. Os filhos de Eli eram homens cobiçosos, abusivos, desonestos e imorais. Eli soube disso, mas somente suavemente os repreendeu, mas não fez nada para acabar com isso nem ajeitar isso. Veja 3:13. Mas Samuel continuou servindo o Senhor no meio de tudo isso. Deus agiu e deu um aviso que ia matar os seus dois filhos e dar o sacerdócio para outro. Foi isso mesmo que Deus fez. Capítulo 4.
c. O chamado de Deus para Samuel. 3:1-21. Enquanto Samuel estava deitado o Senhor chamou-o três vezes e cada vez ele foi falar com Eli achando que era ele chamando. Samuel não entendeu que era o Senhor chamando ele. A razão porque não entendeu que era o Senhor chamando fica-nos v. 1 e 7. Observe que o Senhor falou diretamente com Samuel, como Deus falou naquela época com os profetas. O Senhor confirmou Samuel por profeta e se manifestou a ele. v. 20-21.
4. Propósito do Livro.
Relatar a história de Israel e dos homens que ficaram na frente da história desta época: Samuel, Saul e Davi. Também mostrar que a conseqüência da fidelidade é a bênção de Deus e que a conseqüência da infidelidade é o castigo de Deus.
Samuel, filho de uma mulher que era estéril, teve sua vida prometida ao Senhor. Ana, mãe de Samuel, pediu ao Pai a graça de ter um filho homem e se assim o fosse, daria este filho para ser servo de Deus. E assim se cumpriu a promessa do Senhor na vida daquela mulher e do menino. Certo dia, já crescido e guardião da arcado Senhor, ele estava deitado em seu quarto quando ouviu uma voz lhe chamando: "Samuel, Samuel". Diante do chamado, o rapaz corria para junto do Sacerdote Eli e dizia: "estou aqui, porque me chamas"? E o sacerdote disse que não havia o chamado. Aconteceu isso três vezes. Então Eli percebeu que quem chamava Samuel era o Senhor e disse-lhe: "Quando ouvir a voz novamente diga ao Senhor - FALA QUE TEU SERVO ESCUTA".
Assim,
...