Mercado De Capital
Artigo: Mercado De Capital. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidyoliveira • 7/5/2014 • 904 Palavras (4 Páginas) • 463 Visualizações
Características Gerais do Mercado Brasileiro
Mercado com identificação do beneficiário final das operações
Sujeito a regulação e fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários e do Banco Central do Brasil
As bolsas têm ampla autonomia para exercer seus poderes de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. Todas as corretoras são registradas no Banco Central do Brasil e na CVM.
Estrutura regulatória estabelecida para os investidores não residentes
Resolução 2689/2000 do Conselho Monetário Nacional
Representante local – registro junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores
Custodiante local – custódia e liquidação das operações
Corretora local – serviços de execução de ordens
Ambiente de livre alocação
Ambiente de livre alocação
Isenções de impostos sobre ganhos de capital para instrumentos negociados em bolsa e títulos públicos para domicílios que não sejam qualificados como Paraiso Fiscal.
Depósito de garantia junto à DTCC (Depository Trust & Clearing Corporation) e Euroclear para negociação no segmento Bovespa.
Resolução CMN 2.689/00
A principal regulamentação é a Resolução CMN 2.689/00
Os investidores não residentes são obrigados a nomear represente legal e custodiante no Brasil.
Os investimentos autorizados incluem operações realizadas em bolsas de valores ou futuros, mercados organizados de balcão, ou por meio de sistemas de registro e/ou compensação autorizados pelo Banco Central ou pela CVM.
Operações de Câmbio: registro obrigatório dos fluxos de entrada e saída junto ao Banco Central Brasil.
Estruturas de contas: contas individuais ou contas coletivas com posições de participantes totalmente segregadas
Banco Central do Brasil Site externo
Órgãos Reguladores
Os mercados financeiro e de capitais no Brasil são regulados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pelo Banco Central do Brasil (Banco Central) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com a regulação brasileira, a criação e a operação de mercados organizados de títulos e valores mobiliários e de sistemas de custódia e liquidação requerem a autorização prévia da CVM e do BACEN, conforme o caso. Não obstante, as entidades envolvidas nas atividades e seus agentes estão sujeitos a mecanismos específicos e restritivos de supervisão e fiscalização regulatória.
Nesta seção, você encontrará um resumo da regulação no Brasil e sua conexão com este mercado. Nesse sentido, apresentamos abaixo algumas breves explicações:
ReguladoresAutorregulaçãoRecomendações IOSCO
Sobre os Reguladores
CMN
CVM
Banco Central do Brasil
Sobre os Reguladores
O CMN, o BACEN e a CVM são os principais responsáveis pela regulação das atividades realizadas nos mercados financeiros e de capitais no Brasil, cabendo ao BACEN e CVM monitorar e supervisionar no âmbito de suas respectivas áreas de atuação.
Além da CVM, o BACEN também supervisiona e regula as câmaras de liquidação e compensação da BM&FBOVESPA, assim como as atividades de gerenciamento de risco.
Beneficiário Final
O Brasil é um mercado de beneficiários finais, ou seja, os representantes de investidores não residentes no Brasil deverão (i) identificar o cliente final, que assumem a responsabilidade para toda operação realizada nos sistemas de negociação da BM&FBOVESPA; e (ii) manter os ativos em conta individual junto à Central Depositária da BM&FBOVESPA.
Como parte desta exigência, os processos de due diligence de investidores não residentes (processos CDD (Customer Due Diligence) conduzidos por representantes legais, prestadores de serviços de custódia e corretoras, exigirão a identificação dos beneficiários finais, o que representa um aspecto extremamente relevante da regulação dos mercados financeiros e de capital.
Nesse sentido, a principal regulação em relação à identificação do beneficiário final no Brasil inclui:
A Lei nº 8.021/1990: estabelece que nenhum pagamento
...