Mercado Erotico
Ensaios: Mercado Erotico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nathalia_sobral • 15/10/2014 • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
Hoje o mercado erótico no Brasil está mais receptivo e com uma visão mais aberta em relação aos produtos eróticos. A timidez foi, em parte, deixada de lado e em conseqüência a freqüência de visitas e compras em lojas de SEX SHOP vem aumentando a cada dia.
Números Gerais
O Brasil, atualmente possui a quarta feira erótica mais visitada do mundo e a primeira da América Latina, [35.000 visitantes] estes são indicadores de que o consumo de produtos eróticos continua em alta no país, [15% em 2012] mas tem muito ainda que crescer principalmente em relação ao consumo de países como os EUA e a Alemanha.
Erótika Fair – S. Paulo / SP
As empresas brasileiras injetam investimentos como nunca antes, tanto nos setores de produção e lançamento de novos produtos quanto em estratégias de publicidade e exportação de seus itens. No ano de 2012 foram lançados mais [de 50 novos] produtos com variedade de aromas, cores e em diversas categorias que vão desde cosmética, lingeries sensuais até vibradores mais elaborados em sua matéria prima, e que com funções diferenciadas crescem em tecnologia.
Não podemos esquecer que o setor é responsável pela geração de [mais de 125 mil ] empregos no país direta ou indiretamente, sendo que as mulheres são as maiores beneficiárias desta boa performance [80% das vagas]. Com um perfil diferenciado, de donas de casa até empresários, de operários das fabricas, costureiras a comerciantes em geral. Sem contar as minorias sexuais que encontram um campo sem preconceitos para o trabalho.
A importação já divide com os produtos nacionais a preferencia dos consumidores [47% dos itens comercializados nos pontos de venda]. O produto brasileiro vem apresentando um crescimento significativo nas vendas ano após ano e em 2011 superaram o comércio de importados. O potencial fabril [mais de 50 empresas nacionais], tem sua especialização em próteses com e sem vibradores, acessórios, vestuário sensual e muita cosmética. O maior fabricante de produtos eróticos brasileiro [3,5 milhões de itens / mês], comercializa desde cosméticos até vibradores coloridos. Exportando para a America do sul, Africa e Europa, a marca tem se firmado como uma das mais importantes do mundo.
A divisão dos negócios no Brasil por região em o domínio do sudeste que responde pela maior concentração de estados com negócios atuantes e de sucesso. O Estado de São Paulo lidera as vendas [33% do total], seguido do RJ, MG e RS.
Clique para ampliar
The Brazilian market for sex toys
Pesquisa realizada com o apoio e ajuda das empresas do mercado, institutos de pesquisa, imprensa e entidades públicas. Coordenação : Paula Aguiar
Canais de Venda
Dos canais de venda utilizados pelo setor os que têm maior crescimento até o momento são a Internet [ 57%] e a consultoria domiciliar [18%] que vem demonstrando ser um canal de futuro promissor desde o advento do filme De Pernas Pro Ar [2011].
Cena do filme De Pernas Pro Ar
A Internet pela disposição de pesquisa, abrangência e principalmente privacidade, representa o canal mais bem estruturado e democrático, a consultoria domiciliar por ser um canal focado nas classes C e D e atuar nas periferias das capitais brasileiras formando novos consumidores.
Este levantamento foi possível graças ao mapeamento dos canais de vendas realizado nos 3 últimos anos. Atualmente são [85 mil] consultoras (cadastros) comercializando artigos eróticos em todo o Brasil. Inclusive com a oportunidade de formalizarem a atividade através do código 88 doProjeto Empreendedor Individual – EI – (Comerciante de Artigos Eróticos) Lei sancionada pelo Presidente Lula em 2009.
Lojas de lingerie apostam em produtos sensuais e eróticos
Um dos fatores de crescimento do setor se originou da diversidade de pontos de venda e o avanço do consumo nas periferias das grandes capitais. Muitos lojistas de lingerie, perfumes e presente, além dos centros de beleza e estética estão vendo nos itens eróticos uma oportunidade de se diferenciar em seus setores tradicionais de atuação. Já são contabilizados mais de [11 mil pontos de venda] de artigos eróticos de norte a sul. Sexshops, boutiques sensuais, lojas de lingerie, lounges sexys, grêmios, universidades e até igrejas fazem parte desta estatística.
Clique para ampliar
A metodologia de avaliação dos números que movimentam o mercado, antes a estimativa [1 bilhão de reais] incluía o setor de filmes pornôs, casas de swingers, saunas e shows eróticos, entre outros. A ABEME a partir de 2011 apresenta um levantamento mais específico de valores para o mercado de produtos eróticos comercializados
...