Mestres Da Mudança
Dissertações: Mestres Da Mudança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariana20 • 8/5/2013 • 891 Palavras (4 Páginas) • 538 Visualizações
Mestres da mudança
Liderar escolas com a cabeça e o coração
O livro “Mestres da mudança” aborda diversas formas que um gestor deve liderar e também características, comportamentos que esse líder deve ter. Podemos dizer que a maioria dos lideres da educação vieram da sala de aula, portanto, seus métodos, pensamentos e conhecimentos do ambiente escolar e da aprendizagem são geralmente bons.
Na escola o líder além de usar a cabeça deve usar também o coração pensando nos sentimentos e na preocupação dos profissionais e das outras pessoas envolvidas, assim um líder irá conseguir liderar a escola com mais segurança.
Saber resolver problemas é uma característica importante, fazer com que as pessoas falem e fazer perguntas para que o líder tenha a certeza do que achava, uma boa conversa sempre é preciso para a resolução de problemas. Mas quando o problema é um problema de outra pessoa nunca se deve assumir o problema da pessoa e sim ajudá-las, os problemas servem para que as pessoas tenham uma boa formação de raciocínio se o líder resolver totalmente o problema sempre as pessoas continuarão dependendo do líder.
Destacando que o líder deve saber onde se quer chegar e deve possuir a habilidade de expressar o que quer de forma clara e objetiva. As habilidades são formadas a partir do tempo, cada um tem o seu tempo, algum as tem mais rápido.
Mas também para poder exercer a liderança na escola não basta habilidade e conhecimento, exige senso de humor, perseverança, autoconhecimento e etc.
O líder irá desenvolver essas qualidades com o passar do tempo com suas experiências de vida, pois liderar se aprende fazendo.
Para ganhar visibilidade na instituição deve-se
• planejar a ação tomando a iniciativa de tudo
• fazer com que as pessoas reflitam fazendo perguntas
• faça-se ouvir tornando claro sua forma de pensar
• elogiar
• comentários e criticas
• preserve a relação pessoal não misturando a relação de trabalho afetar a relação pessoal
Saber o que os professores, funcionários, alunos e pais pensam sobre a escola é preciso, pode ser feita uma reunião em grupo e ser conversado para que cada fale sua opinião.
Diante de um problema o que tem que ser feito é falar com as pessoas, falar claramente, mostrando o seu compromisso, mas também deve deixar as pessoas falarem para que eles possam colocar suas opiniões também.
Quando alguém ter uma boa idéia o recomendado que incentive a pessoa e faça imediatamente em pequena escala e depois volte a ser conversado para maiores detalhes.
Gestor como mediador:
• Não se deve falar separadamente com os integrantes do problema
• Fazer os integrantes do problema conversarem, o papel do gestor é de mediar com que faça eles conversem e que voltem a trabalhar juntos que de forma façam coisas produtivas
• Jamais deve se deixar para resolver depois, pois o que se pode ser apenas um pequeno desentendimento pode se tornar um problema maior
A avaliação que é feita de forma burocrática não busca conhecer realmente seu objetivo, uma avaliação para os profissionais que os façam refletir sobre suas próprias ações, o que se pode melhorar em seu desempenho.
Quatro estratégias
1. Aperfeiçoar e enriquecer o pensamento do outro
Fazer com que os docentes apresente idéias a partir dessas idéias pedir para que os outros participantes pensem sozinhos como poderiam contribuir para melhorar a idéia, determinando um tempo.
2. Fazer chover idéias e aprofundar-se
...