Metodo Cientifico
Trabalho Escolar: Metodo Cientifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcospic • 24/9/2014 • 770 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso Pedagogia a Distância
Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação
Aula 03: A Evolução do Pensamento Científico.
Aula 04: O Método Científico: Níveis de Conhecimento.
Atividades das aulas 03 e 04
01- Movimentos e doutrinas filosóficas:
-Ceticismo: é a doutrina que afirma que não se pode ter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade, o que implica num questionamento permanente e na inadmissão da existência de fenômenos metafísicos, religiosas e dogmas.
-Empirismo: é uma doutrina que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordado, portanto, da noção de idéias inatas.
-Epistemologia: é a teoria do conhecimento em geral, todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Ocupa-se da definição do saber e dos conceitos relacionados, das fontes, dos critérios, dos tipos de conhecimento possível e do grau de exatidão de cada um, bem como da relação real entre aquele que conhece e o objeto conhecido.
-Estruturalismo: Movimento que surgiu na França em meados da década de l950, no qual a linguagem desempenha uma função chave. O trabalho de Ferdinand de Saussure foi o ponto de partida, mas o Antropólogo Claude Lévi-Strauss publicou um artigo, no qual afirmava que o mito como o resto da linguagem, é formado por unidades constituintes que devem ser identificadas, isoladas e relacionadas com uma ampla rede de significados.
Existencialismo: movimento filosófico, pertence aos séculos XIX e XX, que podemos encontrar nas obras de inúmeros filósofos inclusive na Bíblia Sagrada. Destaca a idéia que é a existência do ser humano que define sua essência e não a essência ou a natureza humana que determina sua existência.
Fenomenologia: Movimento do século XX, é a ciência dos fenômenos puros, é a pura descrição do que se mostra por si mesmo, não pressupõe nada, coloca-se ante toda crença e todo juízo para explorar simplesmente o dado.
Marxismo: conjunto das idéias filosóficas, políticas e econômicas de Karl Marx e seus seguidores. Reforçou a indignação moral produzida por significativas desigualdades do capitalismo e a esperança de que um sistema condenado á extinção terminaria por desaparecer.
Niilismo: Os seguidores desta filosofia negavam quaisquer valores e não acreditavam em nada.
Racionalismo: Designação genérica de diferentes correntes filosóficas que colocam a razão como instrumento para o conhecimento do real.
2- Ciência:
Ciência ( Do Latim scientia: saber, conhecimento), é o processo pelo qual o homem se relaciona com os fenômenos universais que se sujeitam á regra cientifica fundamental. Em sentido amplo e clássico, a ciência representa um saber metódico e rigoroso, isto é, um conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, organizados de modo mais ou menos sistemáticos, e suscetíveis de serem transmitidos por um processo pedagógico. Em sentido escrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método cientifico, bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisas. É o esforço para descobrir e aumentar conhecimento do ser humano e do universo. É a soma de conhecimentos práticos que servem para um determinado fim. Ciência é uma das maiores atividades humanas, é um conjunto
...