Metodo De Custeio ABC
Trabalho Universitário: Metodo De Custeio ABC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: j.romano • 15/11/2014 • 595 Palavras (3 Páginas) • 453 Visualizações
CONTROLE DE CUSTOS
O controle de Custos influencia bastante nas tomadas de decisões, e são adquiridos pelas empresas principalmente porque evitam estoques insuficientes, que podem provocar possível perdas por interromperem a produção. Evitando também estoques excessivos, já que esses geram custos desnecessários.
1- MÉTODO ABC
1.1- Desenvolvimento Histórico
São duas as vertentes quanto ao surgimento do critério ABC. Na primeira delas, acredita-se que seu surgimento se deu através da evolução tecnológica que veio junto com a globalização, na qual fez com que aumentasse a competição entre as empresas, que começaram a buscar produtos com melhor qualidade, menor custo e que estivesse de acordo com as exigências do consumidor. Com isso, os estilos e métodos de como gerenciar foram readaptados com o objetivo de alcançar informações mais precisas. Isso tudo gerou alterações na composição dos fatores de produção, gerando mais importância aos custos indiretos de fabricação e menos aos custos de mão de obra direta. Surgindo assim, o custeio ABC.
Outros pesquisadores pensam de forma diferente, acreditam que esse critério é antigo e semelhante a muitos outros que já foram colocados em pratica. Além de que muitos afirmam que o primeiro trabalho sobre esse critério foi editado em 1971 (a 43 anos) no livro Activity Costing and input – output accounting.
Mais atual a Lei Complementar 101 (LRF) ressalta:
Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art.165 da Constituição e:
(...)
e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos
Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:
(...)
§ 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o companhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar,com ênfase no que se refere a:
(...)
V - fatos que comprometam os custos ou os resultados dos programas ou indícios de irregularidades na gestão orçamentária”.
(Decreto-Lei complementar nº. 101, de 2000, art 165 § 2º; art 50 § 3º; art 59.).
Tais dados, podem afirmar que a contabilidade de custos possuem uma ampla abrangência, porem na administração pública ainda é pouco explorado.
1.2 Conceito e Características
O método de custeio ABC é o método de custeio baseado em atividades. Seu pressuposto é que os recursos de uma empresa são consumidos pelas suas atividades desenvolvidas e não pelos produtos a qual ela fabrica. Ou seja, de acordo com esse método, os produtos surgem por consequência
...