Metodo Tradicional De Ensino
Monografias: Metodo Tradicional De Ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayanevanessa • 9/10/2013 • 1.915 Palavras (8 Páginas) • 479 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA
ADRIANA FERREIRA DE SOUZA
AMANDA ALVES DIAS
CLEIA MÁRCIA FERNANDES SANTOS
RAYANE VANESSA DE JESUS BORGES
ZAIRA LUDMILA DA CRUZ ALMEIDA
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO:
Entrevista com Professoras à luz dos Métodos Tradicional e Histórico-Crítico
Montes Claros
2012
ADRIANA FERREIRA DE SOUZA
AMANDA ALVES DIAS
CLEIA MÁRCIA FERNANDES SANTOS
RAYANE VANESSA DE JESUS BORGES
ZAIRA LUDMILA DA CRUZ ALMEIDA
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO:
Entrevista com Professoras à luz dos Métodos Tradicional e Histórico-Crítico
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Processo Educativo no Contexto Histórico; Psicologia da Educação I; Teoria Geral do Conhecimento; Sociologia da Educação.
Orientadores: Profs. Bernadete Strang; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Marcia Bastos; Okçana Battini.
Montes Claros
2012
INTRODUÇÃO
Entendendo que as escolas têm vivido novas realidades e tido cada vez mais desafios na atualidade, torna-se pertinente realizar uma análise acerca do papel do professor contemporâneo e o “arcaico”, ou seja, observar, por um lado, a nova demanda de profissionais que têm surgido no âmbito educacional e, do outro, os professores com maior tempo de serviço e mais experiência.
Para a presente análise, foi realizada uma pesquisa por meio de uma entrevista a duas educadoras, as quais lecionam em uma instituição de ensino da Rede Municipal da cidade de Montes Claros, localizada na Região Norte.
As perguntas tiveram como intuito trazer à luz algumas questões relevantes acerca das práticas pedagógicas das professoras, das mudanças por elas percebidas durante o tempo em que trabalham na instituição, os métodos de trabalho utilizados, bem como as suas contribuições referentes à sua experiência docente.
Realizadas as entrevistas com ambas as professoras, discorreu-se uma análise reflexiva frente aos resultados obtidos, trazendo para a referente pesquisa as concepções acerca do método tradicional e do histórico-crítico e suas contribuições para a prática pedagógica.
Assim, realizou-se uma comparação entre os dois perfis de profissionais aqui estudados, a fim de salientar as atuais necessidades educacionais e a importância de se dar maior relevância nas escolas a ações que venham contribuir para melhor rendimento dos alunos nela inseridos, as benesses das inovações e a importância de deixar de lado as práticas arcaicas e que em nada contribuem para a aprendizagem do discente e seu desenvolvimento integral.
DESENVOLVIMENTO
Realizou-se numa escola da Rede Municipal da cidade de Montes Claros uma entrevista com duas professoras com idades de 23 e 51 anos, respectivamente, a fim de trazer informações referentes às principais mudanças por elas percebidas no espaço escolar onde trabalham. A professora mais jovem leciona na escola há três anos; já a mais experiente atua na mesma há dez anos. Para melhor discorrer os resultados a professora de 23 anos será aqui chamada de profª 1 e a de 51 anos, de profª 2.
As profissionais responderam às questões com bastante clareza e trouxeram consideráveis contribuições para este estudo. Os resultados obtidos serão discorridos realizando uma análise comparativa entre as respostas das duas educadoras à luz das concepções dos métodos tradicional e histórico-crítico.
Inicialmente foi perguntado como as professoras realizavam os seus trabalhos na escola em que lecionam e os recursos por elas utilizados a fim de trazerem maior rendimento para as suas aulas. A profª 1 declarou que gosta de inovar e variar suas aulas, usando uma vez por semana a sala de informática e a sala de vídeo, além de utilizar diferentes livros didáticos, dinâmicas e atividades lúdicas. A profª 2 disse que usa o livro adotado pela escola e atividades mimeografadas.
Perguntadas se os métodos por elas adotados se aproximavam mais do tradicional ou do histórico-crítico, a profª 1 respondeu que acreditava estar mais próxima do histórico-crítico, justificando que ela se baseia e planeja suas aulas relativas a assuntos que despertem o interesse dos alunos e que tenham ligação com seus contextos de vida, pois acredita haver maior rendimento dessa forma. Já a profª 2 afirmou que busca se adequar ao método histórico-crítico, mas traz ainda consigo muitas características do método tradicional. A educadora pontuou que embora compreendesse a eficácia do método histórico-crítico, ela não abriria mão de algumas práticas ditas tradicionais, visto que assim ela conseguia manter a ordem na sala de aula. A mesma ainda declarou que as escolas têm dado cada vez mais importância às crianças e todo o foco e atenção é destinado a elas, mas muitas vezes não dão aos professores as condições necessárias para desenvolverem seu trabalho. Para a professora, a qualidade da educação tem diminuído e isso não poderia ser ignorado, pois as crianças tudo podem e os professores devem fazer tudo em favor das mesmas, mas não há uma preocupação com o trabalho docente e com o fato de os professores serem cada vez mais mal tratados nas escolas.
Considerando
...