Metodologia
Monografias: Metodologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielaAlmeida • 5/3/2015 • 389 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Metodologia Científica Fichamento
Fichamento: O que é?
Técnica de trabalho intelectual que consiste no registro sintético e documentado das idéias e/ou informações mais relevantes de uma obra científica, filosófica, literária ou mesmo de uma matéria jornalística.
Constitui um valioso recurso de estudo, de que lançam mão estudantes e pesquisadores, para a realização de uma obra didática, trabalho científico ou de outra natureza. É um recurso de memória, imprescindível, sobretudo na elaboração de projetos de monografias.
É usado, também, em seminários e em aulas expositivas.
Seu objetivo
Fichar um texto significa sintetizá-lo, o que requer a leitura atenta do texto, sua compreensão, a identificação das idéias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo.
O estudante tem necessidade de manipular uma considerável quantidade de material bibliográfico, cuja informação teórica ou factual mais significativa deve ser registrada e documentada, para posterior utilização em produções escritas.
Sua principal utilidade é de otimizar a leitura;
Identificar as obras consultadas;
Registrar o conteúdo das obras;
Registrar as reflexões proporcionadas pelo material de leitura;
Organizar as informações colhidas.
Tipos de Fichamento
Os arquivos de Fichamento podem ser compostos de arquivos de resumo, opinião, citação e de arquivos simplesmente bibliográficos. Os principais tipos são:
Bibliográfico – catalogação bibliográfica;
Citação – transcrição textual;
Resumo – de conteúdo;
Crítico – comentário ou analítico.
Tipos de Fichamento
O fichamento bibliográfico registra as informações bibliográficas completas e as anotações sobre tópicos da obra, as palavras chaves e a temática do texto de interesse;
O fichamento de citação é composto pela transcrição textual de trechos de interesse da obra lida;
O fichamento de resumo é a apresentação sintética, clara e precisa do pensamento ao autor. Não é transcrição resumida e sim o que o leitor compreendeu da leitura do texto;
Tipos de Fichamento
No fichamento crítico o estudante/pesquisador vai além de descrever o conteúdo da obra lida. Ele interpreta, incluindo uma crítica pessoal às idéias expressas pelo autor da obra.
O fichamento crítico é a base, juntamente com o de resumo, para a construção de resenhas.
Como fazer
As clássicas fichas de cartolina tem perdido espaço para programas de computador que garantem economia de trabalho e tempo;
A vantagem de se fichar um texto em computador é a facilidade de transposição
...