Metodologia Da Pesqisa Em Educação
Trabalho Universitário: Metodologia Da Pesqisa Em Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jytykas • 7/2/2015 • 401 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
1. Elabore um texto sobre CONHECIMENTO CIENTÍFICO e MÉTODO CIENTÍFICO, apontando a diferenciação entre eles.
Conhecimento Científico e Método Científico
O conhecimento científico é um conhecimento real porque lida com ocorrências ou fatos, constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua verdade ou falsidade comprovada através da experimentação.
O método científico é um conjunto de regras, para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. É uma forma de investigação da natureza, leva em conta à lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados. Porém essas observações, essas teorias devem ser consistente com os fatos.
Concluindo, todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, porém, nem todos os ramos de estudos que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é de alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.
REFERÊNCIAS:
Lima, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNIGRAN, 2014/1.
2. Escolha três das doutrinas ou movimentos filosóficos para descrever sobre os mesmos.
Empirismo: é uma doutrina que nega a possibilidade de ideias espontâneas e baseia todo conhecimento na experiência. Nos séculos XVII e XVIII, seus representantes principais foram John Locke, Francis Bacon, David Hume e George Berkeley. O empirismo causou uma grande revolução na história da filosofia, tornando possível o surgimento da moderna metodologia científica.
Ceticismo: doutrina que nega a possibilidade de qualquer conhecimento. Foram os pirrônicos (Pirro de Élida) os primeiros a formular conhecimento da realidade, como é em si mesma. O maior expoente do ceticismo moderno foi o filósofo David Hume, que pôs em dúvida a possibilidade de demonstrar a verdade das ideias sobre o mundo externo, as relações causais, os acontecimentos futuros ou das entidades metafísicas, como a alma e Deus. Segundo Affonso Romano de Sant’ Anna, o cético não planta uma árvore, já duvidando que a semente brote. Dependêssemos dos céticos estaríamos nas cavernas, não teríamos feito se quer a primeira pedra lascada.
Racionalismo: designação genérica de diferentes correntes filosóficas que colocam a razão como instrumento para o conhecimento real. Na história da filosofia ocidental, o racionalismo identifica-se, com o filósofo René Descartes.
REFERÊNCIAS:
LIMA, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNIGRAN, 2014/1.
3. Apresente uma definição própria de ciência.
Define-se ciência, como significado de conhecimento ou sabedoria.
REFERÊNCIAS:
LIMA, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNIGRAN, 2014/1.
...