Metodologia De Pesquisa
Ensaios: Metodologia De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilly1308 • 4/8/2013 • 758 Palavras (4 Páginas) • 867 Visualizações
METODOLOGIA
Apara a realização deste dossiê de estágio obrigatório foram utilizados duas formas de metodologia: observação e levantamento bibliográfico.
• Conceito de observação
A palavra deriva do latim observátio. Ação de observar, examinar, olhar e constatar. É uma forma utilizada de detectar e assimilar informações.
A ciência recorre à observação para realização de experimentos e verificações de fenômenos. Um dos exemplos da ciência que tem por base a observação é a astronomia. Registrar fatos, medir, examinar resulta a observação cientifica. Após a observação o responsável “cientista” deve realizar em uma hipótese para explicar o fenômeno observado.
A observação casual é diferente da observação científica. Na observação cientifica coletam-se dados que possam ser válidos e confiáveis, para isto é usada uma metodologia adequada. A pesquisa para ser considerada, precisa ter fundamentos teóricos. Olhar não é o suficiente para o observador, descrever, identificar e principalmente saber olhar para poder ver realmente o que está sendo observado.
Dentro do nosso cotidiano a observação faz parte sendo classificada em cinco dimensões:
a) Observação oculta x observação participante
b) Observação não participante x observação participante
c) Observação sistemática x observação não sistemática
d) Observação inatura x observação artificial (laboratório)
e) Auto observação x observação de outros
Quando as pessoas estão sendo observadas, criam uma impressão específica, mas, um observador treinado percebe imediatamente a mudança. Qualquer que seja o objetivo da observação deve-se considerar quatro questões:
a) O que deve ser observado?
b) Como registrar as observações?
c) Como garantir a validade das observações?
d) Qual a relação entre o observador e o observado? Qual a sua natureza e como colocar em prática essa relação?
Fases da Observação
Resumidamente podemos estabelecer as diferentes fases da observação que são as seguintes:
a) Definir os objetivos do estudo
b) Decidir sobre o grupo de sujeitos a observar
c) Legitimar sua presença junto ao grupo a observar
d) Obter confiança dos sujeitos a observar
e) Observar e registrar notas de campo durante semanas ou períodos ao longo do estudo
f) Gerenciar possíveis crises que possam ocorrer entre os sujeitos e o observador
g) Saber retirar-se do campo de observação
h) Analisar dados
i) Elaborar um relatório sobre os elementos obtidos
Para o observador na faze inicial do processo se torna problemático compreender a linguagem, os costumes e hábitos dos observados. Os registros devem ser feitos imediatamente após a observação em um diário de campo e devem relatar o q ocorreu, quem disse, o que foi dito, quando ocorreu e quais as mudanças que ocorreram no contexto. A observação deve ser concreta, o observador deve evitar o emprego de palavras abstratas ou com ambíguas.
Deve-se definir dentro da metodologia da observação qual o papel do observador. É necessário que o observador desenvolva uma maneira pessoal para fazer suas anotações e não ser traído pela sua memória deve ter um registro de forma narrativa de tudo que foi constatado durante a observação.
• Levantamento bibliográfico
A partir de um levantamento de dados e materiais já publicados posteriormente analisados por meio de livros e artigos científicos. A pesquisa documental trabalha com dados que não tiveram tratamento analítico e não foram publicados. É uma atividade
...