METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO JURÍDICO
Casos: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO JURÍDICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: THIANNETAN • 2/10/2013 • 541 Palavras (3 Páginas) • 807 Visualizações
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO JURÍDICO
Da análise dos textos em questão, depreende-se a constante preocupação dos autores em relação ao caminho da pesquisa, os métodos utilizados, e, principalmente, como está sendo trabalhada a matéria de Metodologia da Pesquisa Científica nas Universidades/Faculdades brasileiras.
A ciência constitui significativo instrumento para o desenvolvimento da humanidade. Assim, a produção científica de forma epistêmica, com a utilização adequada dos métodos de pesquisa e sua devida divulgação, é imprescindível para a formulação de qualquer base cognitiva.
Diante disso, os textos analisados, mostram uma distinta preocupação em fazer um diagnostico de como se dar a produção cientifica no meio acadêmico.
O principal ponto é a indiferença do sistema de ensino em relação à importância do desenvolvimento de trabalhos científicos. Isso decorre da falta de especialidade dos docentes que lecionam a matéria de Metodologia da Pesquisa; onde quase sempre é lecionada por docente que não tem especialidade na área da Pesquisa Científica.
Nesse sentido, pontifica QUADROS (2007, P. 88-98) que:
(...) o distanciamento da pesquisa se inicia, ainda na graduação, e prossegue na pós-graduação lato sensu, como decorrência da forma como o conteúdo da disciplina de Metodologia Cientifica é transmitido. Salvo algumas exceções, qualquer docente, independente de sua área de atuação, é designado para ministrá-la.
Assim, para que a produção científica se desenvolva pragmática, e voltada para pesquisa essencialmente epistemológica, utilizando adequadamente os mecanismos lógico-processuais do pensamento humano, é preciso que se eleve o ensino da Metodologia da Pesquisa nas universidades/faculdades, tornando-a um método habitual para instrumentalização das reflexões feitas na academia.
Para tanto, alguns parâmetros devem ser estabelecidos nas IES no que concerne a cultura do desenvolvimento da pesquisa científica. Critica-se, e muito, o fato de se exigir do acadêmico o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa apenas ao final do curso, como requisito para obtenção de grau, ainda assim, quase sempre, desprendida dos diversos critérios e métodos que a pesquisa científica exige.
Consiga-se, ademais, que mesmo os professores responsáveis pela disciplina de Metodologia da Pesquisa, não tem se quer alguma produção de trabalhos científicos. Desse modo, percebe-se que a desqualificação dos docentes é um dos fatores principais da penúria na produção de trabalhos científicos.
Com efeito, essa indiferença do sistema de ensino em relação à disciplina de Metodologia da Pesquisa, com a falta de qualificação dos docentes, aliado a falta de recursos e estímulo dos discentes a respeito da produção científica, é o espelho da atividade reflexiva nas Instituições de ensino do Brasil.
Desse modo, forma-se, desde logo, a indiferença do aluno ao desenvolvimento de pesquisas, e, por conseguinte, a perpetuação da desqualificação dos que deverão produzir e publicar as pesquisas.
Calha mencionar ainda, que, em relação ao ensino jurídico, a pesquisa pode ter objetivos específicos, como demonstrou o texto de Wanderlei Rodrigues, onde expôs que uma das vertentes da
...