Metodologia Dos Anos Iniciais
Exames: Metodologia Dos Anos Iniciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucimadrid • 3/12/2013 • 6.953 Palavras (28 Páginas) • 653 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 60h
UNIDADE 1
OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.
Resposta:
Os métodos de ensino não são um fim, mas um meio pelo qual o professor logra alcançar os objetivos estabelecidos. O método, entretanto, por mais eficiente que possa parecer, não é mais importante do que o aluno. Ele dever ser empregado levando-se em consideração os paradigmas socioculturais e educacionais, os objetivos de ensino, a natureza do conteúdo, o nível do aluno, a natureza da aprendizagem, a realidade sociocultural do aluno, da escola e da comunidade em que estão adaptados. No uso dos métodos de ensino é indispensável que o professor conheça satisfatoriamente os conceitos teóricos que sustentam a metodologia empregada. Portanto, o melhor método de ensino sempre estará relacionando a esses conceitos e ao seu contexto fundante, bem à relação dialética-dialógica entre o professor e o aluno.
Há muitos caminhos e trilhas para se percorrer quando refletimos a respeito das metodológicas de ensino. Alguns fazem parte de uma época áurea, outros são tendências da pedagogia moderna. Mas ainda assim, são caminhos; meios pelos quais objetiva-se um fim: uma educação e aprendizagem integral, libertadora e perene que restitua ao homem a sua condição humana.
Dentro deste módulo podemos citar os métodos verbais e ativos. São dois métodos que em sala de aula eu os utilizaria como por exemplo realizando uma exposição onde o aluno possa criar, e utilizar meios para demostrar o aprendizado, abrindo para o público, pais, familiares, amigos etc... escolher um tema ensinado em sala de aula e apresentando o pelos alunos, reforçando o aprendizado, utilizaria por tanto um método crítico, reflexivo, com conhecimentos e fundamentos teóricos.
2. O que é um método ativo?
Resposta:
É o método por meio do qual o aluno deve reconstruir e reinventar, os conteúdos ensinados em sala de aula e não apenas decorar conceitos.
Segundo Piaget (1896-1980) acreditava que o sujeito é aquele que aprende basicamente por meio de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamentos ao mesmo tempo em que organiza seu mundo.
Método Ativo é o processo de ensino em que os estudantes ocupam o centro das ações educativas por meio da problematização da realidade, como estratégia pedagógica, com o objetivo de alcançar e motivar os aprendizes à construção de conhecimentos, competências e habilidades, sejam humanas ou profissionais, considerando que, frente ao problema que eles se envolvem, examinam, refletem e estabelecem relações, atribuindo novos significados para suas descobertas. A acepção originária do método diz respeito ao caminho a ser seguido – do grego meta = atrás, em seguida, através; e hodós = caminho –, referindo-se, por conseguinte, aos passos que deverão ser dados para se atingir um fim.
3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.
Resposta:
Não podemos dar tudo pronto no processo ensino aprendizagem. Aprender exige pesquisa, descobrir, e ir atrás de novas descobertas. É preciso fazer com que o aluno perceba que tudo o que está sendo ensino faz parte e está interligado, o tema ensina com sua experiência de vida, se isso não ocorre, o currículo não funcionará e não adiantará para nada.
Uma aprendizagem significativa dá oportunidades ao aluno em aprender atrás de muitos caminhos, facilitando o aprendizado, de forma participativa e favorecendo as habilidades e o desenvolvimento das competências.
Importante e necessário se faz na educação uma aprendizagem significativa com a utilização de recursos onde estabeleça uma comunicação favorável, e obtenha uma relação afetiva necessária com fim de que se faça negociações com os alunos, proporcionando –os meios de ensino e aprendizagem satisfatório.
Sobre a aprendizagem significativa de Rogers, afirma-se que “a sugestão rogeriana não tem a ver com metodologias, mas sim com atitudes do professor.”, (GOULART, 2000). E, por esta óptica, o professor deixa de ser um mero emissor de informações à revelia da opinião e passa à uma situação de responsabilidade maior: o professor passa a transmitir o conhecimento de tal forma que este se torne pleno de significados para o aluno, isto é, enfocando a presença daquele conteúdo que está sendo trabalhado nas situações da vida prática do aluno ou de algo que lhe cause um conjunto de sensações e/ou percepções.
Outros autores mais recentes tratam acerca da aprendizagem significativa de forma similar, embora haja pequenas diferenças como Ausubel, Novak e Hanesian (1978), Thagard (1992) ou Vosniadou (1994). Apesar de algumas diferenças, os autores tratam de aprendizagem significativa partindo dos mesmos pressupostos teóricos de Rogers.
Em suma, podemos ratificar o exposto até aqui com a seguinte passagem:
“A aprendizagem significativa implicará sempre tentar assimilar explicitamente os materiais de aprendizagem [...] a conhecimentos prévios que em muitos casos consistem em teoria implícitas ou representações sociais adquiridas por processos igualmente implícitos. Nesse processo de tentar assimilar ou compreender novas situações, ocorre não só um crescimento ou expansão desses conhecimentos prédios, como também, como consequência desses desequilíbrios ou conflitos entre os conhecimentos prévios e a nova informação, um processo de reflexão sobre os próprios
...