Metodologia Dos Anos Iniciais
Artigos Científicos: Metodologia Dos Anos Iniciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisajuka • 20/11/2014 • 966 Palavras (4 Páginas) • 569 Visualizações
UNIDADE 1
OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.
Método verbal e método ativo.
Método de ensino é um caminho diferente que o professor utiliza para concretizar a aprendizagem do aluno.
2. O que é um método ativo?
É aquele que por meio do qual a criança vai reconstruir e reinventar, não somente transmitir a informação ao aluno, mas fazer com que ele experiemnete esse aprendizado, fazendo dele um aluno ativo.
3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.
É o conceito central da aprendizagem de ausubul é um processo por meio do qual um nova informação relaciona-se de maneira não liberal em outras palavras o novo conhecimento se adquire com outros conhecimentos a aprendizagem significativa se aplica no crescimento e modificação do conceito já formado. Ela é importante pois é a base para o aluno a partir daí sempre que houver um novo aprendizado ele poderá fazer ligação com essa base e ampliar seus conhecimentos.
4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.
Conhecimentos prévios- é saber sobre algo antes de aprender ou fazer.
Problematizarão- um ensino – aprendizagem em que ambos educador e educando aprendem juntos, numa mesma troca simultânea, sobre o conteúdo abordado.
UNIDADE 2
INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?
É a integração de dois ou mais componentes curriculares na mesma construção do conhecimento.
Com projetos como economizar água; trabalharia por exemplo a língua portuguesa a matemática como numerais e a geografia através dos espaços, mapas etc..
2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?
Por que ele busca o conhecimento universal como um todo e não conhecimento partido em vários campos que dificulta o aprendizado.
3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Você considera-se apto (a) a trabalhá-los em sala de aula? Justifique sua resposta
São eles: ambiente; ser humano e saúde; recursos humano e universo.
Hoje eu não me acho apta a trabalhar esses blocos temáticos por que ainda me falta metodologia o qual estou adquirindo através deste curso.
4. Faça um resumo do item - Histórico de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.
O ensino de Ciências Naturais, ao longo de sua curta história na escola fundamental, tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases n. 4.024/61, ministravam-se aulas de Ciências.
N aturais apenas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial. Essa lei estendeu a obrigatoriedade do ensino da disciplina a todas as séries ginasiais. Apenas a partir de 1971, com a Lei n. 5.692, Ciências Naturais passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau.
Quando foi promulgada a Lei n. 4.024/61, o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, ainda que esforços de renovação estivessem em processo. Ainda em meados da década de 70, instalou-se uma crise energética, sintoma da grave crise econômica mundial, decorrente de uma ruptura com o modelo desenvolvimentista deflagrado após a Segunda Guerra Mundial. A partir dos anos 70 questionou-se tanto a abordagem quanto a organização dos conteúdos.
A produção de programas pela justaposição de conteúdos de Biologia, Física, Química e Geociências começou a dar lugar a um ensino que integrasse os diferentes conteúdos, buscando-se um caráter interdisciplinar, o que tem representado importante desafio para a didática da área.
Desde os anos 80 até hoje é grande a produção acadêmica de pesquisas voltadas à investigação das pré-concepções de crianças e adolescentes sobre os fenômenos naturais e suas relações com os conceitos científicos.
...