Metodologia cientifica
Por: thaaisss1 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.485 Palavras (6 Páginas) • 366 Visualizações
Introdução
Com o objetivo de aprofundar a importância do movimento manguebeat, desenvolvemos um projeto que tem como objetivo principal explicar qual é a influencia do Manguebeat ( ‘’ batida do mangue’’) através da musicalidade de Chico Science. O Mesmo que se originou na década de 90 no Recife, através de vários ritmos regionais (maracatu, samba, coco, ciranda) e um de seus idealizadores foi Chico Science que juntamente com outros músicos reviraram o cenário musical da cultura brasileira.
Delimitação do tema
A escolha do tema deu-se primeiramente pela curiosidade existente em estudar como um movimento que parte de um aspecto negativo vivido na cidade do Recife na década de 90, como por exemplo a destruição e poluição dos mangues consegue principalmente através do músico Chico Science modificar o cenário musical que a época vivia com elementos nacionais como os tambores e os tribais juntou-se a guitarra e aos amplificadores norte-americanos criando uma nova cena para o mundo conectando o Brasil com o cenário pop mundial estabelecendo um dialogo com as manifestações artísticas como um movimento antropofágico e a tropicália.
Problematização
A cidade do recife é constituída por ilhas, alagados e manguezais envolvidos por 5 rios, no período colonial com a expulsão dos holandeses, a ex-cidade mauricia foi aterrada indiscriminados e causando a destruição dos manguezais, que tem grande importância para a cidade pois os manguezais eles funcionam como um filtro que retira a poluição da água transformando a nutrientes capazes de ser absorvidos pelos seres vivos que dependem dele. Pois a conservação do mangue é de grande importância para o equilíbrio ecológico e qualidade ambiental, envolvendo a proteção dos rios,solos, relevos e a biodiversidade.
Com o desmatamento ocorrer o desequilíbrio na cidade. Tendo grandes alagamentos, mudanças no ecossistema dos mangues podendo dificultar o desenvolvimento de algumas espécies. Na década de 90, grandes jovens como um deles Chico science se preocupavam com a destruição mangue, criando o movimento manguebeat que seu objetivo maior é para preservação do mangue. Acima de qualquer situação, existe o ser que pode revolucionar das mais diversas formas. E poucas estradas chegam no foco das questões sociais com tanta força, como a estrada da cultura. Trabalhar a cultura com as mais diferentes vertentes e possibilidades, nos ambientaliza com a realidade de forma mais critica. Oni, das faces do subúrbio, comentou no programa cultura viva, que ‘’ a cena pernambucana’’ e até brasileira se divide entre A.C e D.C ( antes Chico e depois de Chico). Claro que o manguezal não se resume a Chico Science e nem a música. Mas teve suas molas propulsoras. Os problemas estavam lá. Josué já alertado, mapeado tudo. Mas a sociedade estava cada vez mais engolidos por um sistema que sempre nos escondeu as verdades vergonhosas. O movimento mangue entrou em cena para que o foco voltasse a ser vossos flagelos. E nossas saídas. Na verdade, toda a essência cultural alerta para os questionamentos. Evidenciamos, através da arte, todas as artimanhas em tornos dos manguezais. Por quê? Porque o manguezal é fértil. Mas é a beira dos manguezais que moram boa sorte dos descassmisados. Dos incríveis. Dos esquecidos. Rever conceitos é autoafirmar-se como cidadão e cidadã. E esse sempre foi o intuito do movimento. Que o diga manifesto que o fez surgir. Antes do movimento mangue, estávamos numa inércia sócio-cultural. Quando a antena parabólica dói fincada na lama, e levou para o mundo o que temos de melhor e pior, nos abriu a possibilidade de exportamos nossos valores e lutarmos pelo nosso bem estar. Dificil tratar um movimento após O movimento. Dentro dos ideais, o movimento mangue segue com outras faces, como por exemplo : O ocupe estelita. Tratando de forma séria questões importantes para o coletivo. Assim, como podemos afirmar que o movimento mangue pode ter tido seu inicio com Josué de Castro. Bem antes do que imaginávamos. Por que o que inspira é o começo. E o mangue segue inspirando. Ainda não temos o depois. Temos a continuidade. Pensando enquanto povo. Enquanto comunidade. Na fertilidade dos manguezais. E nas saídas para se construir palafitas nos próprios manguezais. Afinal de contas, como dizia o grande Chico : ‘’Um homem coletivo sente a necessidade de lutar..’’
Qual era o cenário do Recife antes e depois do movimento manguebeat ?
Objetivo Geral e Específico
Como objetivo geral enfatizamos a repercussão do manguebeat não só no Recife, mas por todo o Brasil. O mesmo por ter sido um movimento regional que repercutiu em uma grande parte do país que se originou a partir da destruição dos mangues, a poluição dos rios, a pobreza e a desigualdade social que ocorreu em Recife. E então, Chico Science com suas composições que faziam uma reflexão dos problemas sociais em que a cidade atravessava, fez com o que o manguebeat se alastrasse nas mais diversas vertentes artísticas e exercendo influência em todas as camadas da sociedade. Antes de se transformar em ‘’ cena’’ o mangue era apenas a tradução da inquietude de um grupo de jovens que queriam ver a cidade sair do marasmo cultural em que se encontrava e achava que para isso era necessário falar das mazelas de uma cidade periférica em plena globalização.
...