Metodos Quantitativos
Artigos Científicos: Metodos Quantitativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mvmarques • 10/10/2013 • 592 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
Desenvolvimento:
1)Microeconomia e Macroeconomia
Inflação é o aumento contínuo e generalizado nos preços, registrado por um índice de preços e, se os preços sobem compraremos cada vez menos com o dinheiro que temos em mãos. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, O Brasil adota o sistema de metas desde 1999 para controlar a inflação. Com base em suas projeções de PIB, o BC fixa uma meta para a elevação dos preços que seja compatível com o que espera para o crescimento da economia. Na seqüência, o mercado começa a alinhar suas próprias expectativas de inflação em torno do número estabelecido. O BC, ao mesmo tempo em que acompanha o mercado, também age para convencer os economistas a convergirem para a sua meta. Esse mecanismo, por si só, acaba sendo um instrumento de controle.
Em caso de descumprimento da meta, o Banco Central precisa se explicar ao governo através de uma carta aberta, enviada ao Congresso.
Taxa de juros pode ser definida como a relação entre os juros pagos ou recebidos no final do período e o capital inicialmente tomado ou aplicado. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, a presidenta Dilma disse: "Nós temos um país que teve condições de, dentro da tranquilidade, com sensatez, reduzir a taxa Selic, a taxa de juros. Reduzir a Selic, a taxa de juros da economia brasileira, é um movimento importante. Primeiro porque nós temos condições macroeconômicas para fazer isso e, segundo, porque países com crises muito maiores do que a gente pode sequer imaginar, tem hoje taxas de juros muito pequenas, e taxa de juros menor sempre vai facilitar, com o passar do tempo, tanto a ampliação do investimento quanto a do consumo. Aliás, não há oposição entre uma coisa e outra. É necessário investir, mas também é necessário que as pessoas consumam".
Na verdade a presidenta Dilma, quis anunciar novas reduções da taxa de juros, sendo que As condições macroeconômicas atuais, aliás, não permitem mais queda da taxa Selic, hoje de 7,25% ao ano.
Taxa de cambio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, A taxa de câmbio é tudo", afirma Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos.
Vale ressaltar que um dos setores que são mais afetados pela variação do câmbio é a indústria. Se o dólar sobe, os preços dos produtos nacionais ficam mais baratos e dos importados mais caros, beneficiando a indústria nacional.
2) Métodos Quantitativos Aplicados
...