Metodos básicos De Treinamento
Monografias: Metodos básicos De Treinamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renataceballos • 10/11/2013 • 686 Palavras (3 Páginas) • 1.009 Visualizações
Métodos Básicos de Treinamento
A metodologia do condicionamento físico tem como característica métodos diferenciados, em que o exercício pode ser realizado de maneira ininterrupta (contínua) ou com breve intervalo de recuperação (intervalado). Podendo ainda sofrer variações como características constantes ou variadas, de maneira progressiva, regressiva e/ou variável.
Prescrição da intensidade de trabalho pela freqüência cardíaca (FC).
A prescrição pela FC representa a forma mais simples de orientação e controle do treinamento físico. É necessário o uso de um modelo matemático para sua predição:
FCmáx = 220 – idade
Através desta conta básica conseguimos identificar a freqüência cardíaca máxima que o indivíduo deve respeitar no treinamento, porém o Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda a utilização da freqüência cardíaca de reserva (FCR) para o controle da intensidade do exercício que podemos realizar através da fórmula abaixo:
FCreserva = FCmáxima – Fcrepouso
Os indivíduos com baixo condicionamento deverão iniciar seu treinamento com intensidades entre 40% e 50% da FCR, para os indivíduos já treinados as intensidades devem variar entre 60% e 90% da FCR para se obter melhoras significativas no treinamento.
Métodos de treinamento
Como mencionado anteriormente segue a descrição de algumas metodologias de treinamento aeróbio, suas explicações e exemplos de aplicação de tal método.
Método Contínuo
O método contínuo aumenta a participação dos ácidos graxos livres como fonte de energia e também aumenta a mobilização de triglicerídeos do tecido adiposo, o que acarreta a diminuição da gordura corporal. Existem quatro tipos de treinamento contínuo:
Contínuo fixo: caracteriza-se pela manutenção da intensidade durante todo o período de treinamento
Exemplo: Corrida de 35 minutos a uma velocidade de 7km.
Contínuo Progressivo: caracteriza-se pelo aumento progressivo da intensidade durante o período de treinamento
Exemplo: Corrida de 20 minutos, velocidade inicial de 8km, e a cada 5 minutos aumento de 1km
Contínuo Regressivo: caracteriza-se pela diminuição contínua da intensidade durante o período de treinamento
Exemplo: Corrida de 30 minutos, velocidade inicial de 10km, e a cada 5 minutos diminuição de 0,5km
Contínuo Variável: método conhecido como Fartleck, foi utilizado inicialmente por corredores de meio-fundo e fundo, mas com algumas adaptações pode ser utilizado em qualquer esporte. Caracteriza-se pela alternância da intensidade que pode variar progressivamente ou regressivamente durante o período de treinamento.
Exemplo: Corrida de 30 minutos, velocidade inicial de 8km, e a cada 5 minutos a velocidade varia para um valor acima ou abaixo de 8km
Método Intervalado
Caracteriza-se por estímulos controlados seguidos de recuperações controladas, o que leva a uma predominância da intensidade sobre o volume. Proporciona o desenvolvimento da velocidade e da resistência
...