Micronutrientes
Artigos Científicos: Micronutrientes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucasLafaete • 28/3/2015 • 654 Palavras (3 Páginas) • 486 Visualizações
FERRO E MANGANÊS
DEFINIÇÃO
Ferro (Fe)
É um constituinte do grupo prostético de proteínas, necessário à síntese de clorofila e à divisão celular, atua na fixação do nitrogênio e desenvolvimento do tronco e raízes, é um nutriente imóvel.
Manganês (Mn)
É um ativador enzimático, controlando reações de oxi redução essenciais à fotossíntese e síntese de clorofila, sendo um nutriente imóvel.
FERRO NO SOLO
O ferro geralmente está presente nos solos em concentrações maiores do que qualquer outro nutriente, embora os solos variem consideravelmente em seu teor total de ferro.
As plantas necessitam de ferro como catalisador para a síntese da clorofila e o ferro também está presente em uma série de enzimas fundamentais.
MANGANÊS NO SOLO
O manganês é essencial a muitas funções nas plantas, incluindo a fotossíntese, metabolismo e assimilação do nitrogênio e ativação enzimática.
A disponibilidade do manganês para as plantas depende de uma série de fatores, incluindo o pH do solo e os níveis de cálcio, umidade, aeração e temperatura do solo.
O excesso de manganês é freqüentemente encontrando em solos muito ácidos e em solos sujeitos a encharcamento.
Os níveis de manganês nos solos variam consideravelmente dependendo do tipo de solo e do teor de matéria orgânica.
DEFICIÊNCIA DE FERRO NO SOLO
Quando há, de fato, deficiências nas pastagens, as mesmas geralmente não consistem de falta de ferro no solo, mas de uma deficiência de ferro induzida por outros fatores como pH excessivamente elevado ou excesso de bicarbonatos, cálcio, fósforo, manganês, cobre, cobalto ou zinco.
Mais freqüentemente, as toxicidades ao ferro são encontradas nos solos, especialmente naqueles de pH muito baixo ou em solos com má drenagem.
Acredita-se que a principal causa da deficiência de ferro seja no desbalanço em relação a outros metais, como molibdênio, cobre ou manganês.
DEFICIÊNCIA DE MANGANÊS NO SOLO
O Manganês faz parte de diversos minerais, ligado principalmente ao oxigênio e silício. Os óxidos e sulfetos de manganês são as formas mais comuns nos solos.
A disponibilidade do nutriente pode ser bastante variável, implicando em deficiência ou toxicidade às plantas, dependendo da solubilidade dos compostos de manganês presentes no solo.
DEFICIÊNCIA DE FERRO NA PLANTA
A carência de ferro provoca uma extensa clorose foliar em que as nervuras permanecem verdes, uma redução do crescimento vegetal, inibição do desenvolvimento de primórdios foliares. Inicialmente, os sintomas aparecem nas zonas mais jovens das plantas.
DEFICIÊNCIA DE MANGANÊS NA PLANTA
Clorose internerval das folhas novas dos ponteiros, contrastando com o verde das nervuras.
DEFICIÊNCIA
...