Micronutrientes, vitaminas
Tese: Micronutrientes, vitaminas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VANESSAFREIRE • 26/9/2014 • Tese • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 386 Visualizações
MICRONUTRIENTES
Vitaminas
Nutrientes orgânicos, requeridos em pequenas quantidades para manter o crescimento e o metabolismo normais, são chamados VITAMINAS.A maioria das vitaminas não é sintetizada pelo corpo e precisa ser ingerida no alimento.
Vitaminas Lipossolúveis
As vitaminas lipossolúveis são absorvidas juntamente com os lipídios e a sua absorção necessita da presença de bílis (secreção produzida pelo fígado que atua na digestão dos lipídeos) e do suco pancreático (secreção produzida pelo pâncreas que atua na digestão de macronutrientes). São transportadas através do sistema linfático para o fígado através das lipoproteínas e são posteriormente armazenadas nos tecidos.
Vitamina A
Função: A vitamina A é necessária para um desenvolvimento adequado, desempenhando um papel fundamental no crescimento, desenvolvimento ósseo, mecanismos imunológicos, na reprodução e na diferenciação de tecidos. É também necessária para a síntese de rodopsina na retina (necessária para a visão noturna).
Deficiência: Os sintomas de deficiência são: distúrbios da visão noturna, perda de integridade da pele e das membranas mucosas, perda de apetite, inibição de crescimento, malformações ósseas, perda de paladar, entre outros. As consequências que põem advir da carência de vitamina A são: cegueira noturna, xeroftalmia, infecção e alterações cutâneas.
Excesso: Ocorre com doses de 25.000 UI/kg diários por 6-15 meses. Pode ocorrer perda de cabelo, secura nas membranas mucosas, febre, insônia, fadiga, perda de peso. Fraturas ósseas, anemia e diarreia.
Fonte: Cenoura, Batata-doce, Espinafres, Couve-galega, Agrião, Manga, Couve portuguesa, Pimento, Grelos de nabo, Damasco, Grelos de couve, Brócolos, Diospiro, Meloa, Melão, Couve Lombarda, Abóbora, Papaia, Fígado, Creme vegetal, Gema de ovo, Natas, Queijo, Pimentos, Rim, Leite
Vitamina D
Função: A vitamina D desempenha funções ao nível da imunidade, reprodução, secreção de insulina e diferenciação dos queratócitos (células que integram a epiderme, uma das camadas da pele). Está também envolvida no transporte ativo de fosfato no intestino e na homeostase do cálcio (em conjunto com a hormona paratiroideia pode provocar perda de cálcio nos ossos e aumentar a reabsorção renal de cálcio e fosfato).
Deficiência:A utilização defeituosa de cálcio pelos ossos leva ao raquitismo, nas crianças, e a osteomalacia, nos adultos. Possível perda de tônus muscular
Excesso: Aumento de cristais de cálcio na corrente sanguínea. Isso pode levar a doenças renais, gota e até mesmo doenças cardíacas.
Fontes: São peixes, óleo de fígado de bacalhau, atum, Leite, Iogurte, queijos, carne, gema do ovo. A luz solar também e uma fonte de vitamina D.
Vitamina E
Função: A vitamina E desempenha função antioxidante: previne ou inibe o catabolismo de certos ácidos graxos que ajudam a formar as estruturais celulares e protege as membranas celulares da ação prejudicial dos radicais livres.
Deficiência: Oxidação celular, afetação dos sistemas reprodutor, neuromuscular e vascular, diminuição de reflexos, coordenação.
Excesso: Compromete a utilização de outras vitaminas.
Fontes: Óleos vegetal, Óleo de milho, Avelã, Amêndoa, Margarina, Óleo de soja, Óleo de amendoim, Azeite, Pinhão, Amendoim, Noz, Pistáchio.
Vitamina K
Função:Coezima essencial para a síntese de diversos fatores de coagulação pelo fígado, incluindo a protrombina.
Deficiência: A carência de Vitamina K é rara, no entanto está normalmente associada a mal absorção lipídica ou destruição da flora intestinal, originando perdas hemáticas (sanguíneas) elevadas.
Excesso: Dispneia, tumor, dores no tórax.
Fontes: Suas fontes alimentares incluem espinafre, couve flor, repolho e fígado.
Vitaminas hidrossolúveis
B1
Função: Está envolvido na liberação de energia dos carboidratos, gorduras e álcool
Deficiência: Beribéri (dor e paralisia das extremidades, alterações cardiovasculares e edema), anorexia, indigestão, constipação, atonia gástrica, secreção insuficiente de ácido clorídrico, fadiga, apatia geral, enfraquecimento do músculo cardíaco, edema, insuficiência cardíaca e dor crônica no sistema musculoesquelético (fibromialgia).
Excesso: Pode interferir na absorção de outras vitaminas do complexo B.
Fontes: Gérmen de trigo, ervilha, levedura, cereais matinais fortificados, amendoim, fígado, batata, carne de porco e gado, fígado, grãos e leguminosas.
B2
Função: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianças, restauração e manutenção dos tecidos.
Deficiência: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhidão da língua), visão turva, fotofobia, descamação da pele e dermatite seborreica.
Excesso: Não existe toxicidade conhecida.
Fontes:Iogurte, leite, queijo, fígado, rim, coração, gérmen de trigo, cereais matinais vitaminados, grãos, peixes oleosos, levedura, ovos, siri, amêndoa, semente de abóbora e vegetais.
B3
Função: Necessário para a produção de energia nas células. Está envolvida nas ações das enzimas, incluindo o metabolismo dos ácidos graxos, respiração dos tecidos e para expelir toxinas.
Deficiência: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigestão, erupções na pele, confusão mental, apatia, desorientação e neurite
Excesso: Não existe toxicidade conhecida.
Fontes: Carnes magras, fígado, peixes oleosos, amendoim, cereais matinais vitaminados, leite, queijo cogumelo, ervilha, vegetais folhosos verdes, ovos, alcachofra, batata e aspargos.
B6
Função: Desempenha papel no sistema nervoso central.
...