Moda Feminina
Dissertações: Moda Feminina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liviataqueti • 22/2/2014 • 266 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
Moda Feminina
A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. Ela surgiu apenas para diferenciar o que era igual, já que usavam a mesma roupa desde a infância até a morte. A partir da idade média as roupas se diferenciavam por classe social, quanto mais nobre a família, mais tecidos eram usados.
Com o passar dos anos, a moda feminina teve grandes mudanças, diversificando os seus tecidos, cortes e modelagem, de acordo com o que a época ditava.
Antigamente, a moda foi tão importante que dava à mulher condições específica dentro da sociedade estudada.
Analisando os períodos que ditaram moda, a Belle Époque que surgiu no final do século XIX, se tornou uma das mais importantes, pois através dela que a moda masculina se diferenciou da feminina.
Conhecida como Bela Época (do Francês), o período caracterizado na Europa refletia as mudanças sociais e culturais, nos pensamentos, na arte, arquitetura e, é claro, na indumentária.
O período da Belle Époque era considerado um momento de paz entre os países da Europa e uma época de evidenciar a beleza.
Os trajes masculinos ganhavam o toque masculinizado e traje padrão que podemos notar as referências até os dias atuais, com um corte inglês e modelagem reta padronizada.
Já a moda feminina continuava a se modificar e delinear uma aparência mais feminina.
O exagero e a ostentação reinavam e eram representadas pelo volume excessivo, pelas penas, rendas e pérolas, além de babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos nos trajes femininos.
Referências bibliográficas:
http://www.modafeminina.com.br/post/112-a-evolucao-da-moda-feminina
http://www.brasilescola.com/curiosidades/o-surgimento-moda.htm
...