Momento De Inércia
Ensaios: Momento De Inércia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lili21GR • 10/2/2014 • 1.818 Palavras (8 Páginas) • 619 Visualizações
Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Alto Paraopeba
Curso de Engenharia Química
Disciplina Fenômenos Mecânicos
Professora Kelly Torres
MOMENTO DE INÉRCIA E CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
Ouro Branco, 20 de Janeiro de 2014
ESCOPO
INTRUDUÇÃO.........................................................................................................3
OBJETIVOS...............................................................................................................5
MÉTODO....................................................................................................................5
MATERIAIS.........................................................................................................5
PROCEDIMENTO...............................................................................................5
RESULTADOS..........................................................................................................7
DISCUSSÃO..............................................................................................................9
CONCLUSÃO..........................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................11
MEMORIAL DE CÁLCULO..................................................................................12
INTRODUÇÃO
No movimento de rotação, quando o mesmo torque é aplicado em objetos idênticos com distribuição diferente de massa, observa-se acelerações angulares diferentes. Não é a massa que afeta a velocidade angular de um corpo, mas sim a sua distribuição pelo corpo. Essa distribuição pode ser expressa através de uma quantidade denominada momento de inércia.
Quando o momento de inércia muda, observa-se uma variação na velocidade angular. Define-se uma grandeza a quantidade de movimento angular do corpo em rotação L ⃑ que é vetorial e é dada por L ⃑=I .w ⃑, onde I é o momento de inércia do corpo e w ⃑ é a velocidade angular.
O momento de inércia I de um corpo girando em torno de um dado eixo é uma medida da sua inércia rotacional. Quanto maior for o momento de inércia, mais difícil será alterar o estado de rotação do corpo. O momento de inércia pode ser expresso como uma soma das partículas que compõem o corpo, cada qual na sua própria distância perpendicular do eixo.
A Conservação do Momento Angular é descrita quando não há nenhuma resultante de torque externo, ou seja:
dL/dt=0 (1)
Isto significa que o momento angular total é constante ou que:
(2)
Com a segunda lei do de Newton do movimento de translação, que estabelece que uma força, ( F) ⃗ , origina uma variação de momento linear, p ⃗ , de tal forma que:
F ⃗=(dp ⃗)/dt (3)
Da equação, τ ⃗=(dL ⃗)/dt•, pode concluir-se que se o torque for nulo, o momento angular mantém-se constante (k ⃗).
τ ⃗=(0 ) ⃗→(L ) ⃗=( k) ⃗ (4)
Para um sólido rígido em rotação em torno de um dos eixos principais de inércia (eixo que passa pelo centro de massa do corpo), o vetor momento angular segundo esse mesmo eixo pode escrever-se:
Quando o momento resultante das forças exteriores não for nulo, não haverá conservação de momento angular. Das equações τ ⃗=(dL ⃗)/dt e L ⃗=I.ω ⃗ pode concluir-se que o corpo adquire uma aceleração angular dada por:
α=dω/dt=τ/I (5)
Cálculos do momento de inércia tendo em conta a distribuição de massa permitem concluir que o momento de inércia de um disco, I_D, em torno do eixo principal de inércia é dado por:
I_D=1/2 M_D R_D^2 (6)
Onde M_D é a massa do disco e 〖 R〗_D o seu raio.
OBJETIVOS
Determinar o momento de inércia experimentalmente e teoricamente de um disco metálico, fazendo posteriormente uma análise crítica dos resultados.
Verificar o princípio da conservação do momento angular quando o anel cai sobre o disco em rotação, e encontrar seu momento de inércia.
MÉTODO
MATERIAIS
Para o desenvolvimento da prática, os seguintes materiais foram utilizados:
Discos e anel de metal
Sensor de rotação
Base polia e fio inextensível
Massas de metal e porta-massa
Software LoggerPro
Paquímetro
PROCEDIMENTO
Neste primeiro experimento, encontraremos o momento de inércia de um disco de metal, de massa M e raio R. Utilizaremos a montagem da figura a seguir:
Primeiramente soltou-se a massa m de uma altura h. Nesse instante o sistema tem uma energia potencial dada por mgh, e energia cinética nula. Desprezando o atrito e a massa das polias e do fio, e aplicando
...