Monitorar Pessoas
Trabalho Universitário: Monitorar Pessoas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leleh91 • 27/5/2013 • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 544 Visualizações
Processos de Monitorar Pessoas
São processos utilizados para acompanhar, orientar e controlar atividades das pessoas nas organizações, podendo realizar ainda a verificação de resultados. Esta monitoração é realizada com apoio de ferramentas como “Banco de Dados” e “ Sistemas de Informações Gerenciais ( SIGs)” que se tornam indispensáveis para aquelas organizações que buscam gerir pessoas de forma precisa e efetiva, identificando e até prevendo possíveis problemas organizacionais, por exemplo.
Banco de Dados de Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato, 2009, banco de dados é um conjunto de arquivos relacionados logicamente, organizados de forma a facilitar o acesso aos dados e eliminar a redundância dos mesmos.
Sendo assim, considerando que dados são elementos que servem de base para a formação de juízos e resolução de problemas e que banco de dados são esses dados registrados, organizados e codificados, podemos concluir que Banco de Dados são base de todo Sistema de Informação, já que somente dados devidamente armazenados, classificados e relacionados entre si permitem a obtenção da informação.
Exemplos de bancos de dados interligados, contendo os cadastros de:
de pessoal;
de cargos;
de seções;
de remuneração;
de benefícios;
de treinamento;
de candidatos;
médico;
outros cadastros.
Analisando os conceitos já vistos, podemos destacar a grande importância do Banco de Dados para aquelas empresas que buscam transferir a
gestão de pessoas do RH para os gerentes, vale lembrar que estes só poderão realizar seu trabalho com êxito se obtiverem informações, estas vindas do processamento do banco de dados. Não existe Gestão de Pessoas sem informação.
Processamento de Dados
Consiste no acumulo, agrupamento e cruzamento de dados.
Os dados por si só não tem grande valor se não forem armazenados corretamente, classificados, relacionados e cruzados entre si, e é justamente ai que entra o processamento de dados, é ele que permite que os dados ganhem significados, transformando-os em informações com alguma finalidade, um objetivo final.
O processamento de dados ocorre da seguinte forma:
• Entrada de Dados: são fatos crus, que não tem contexto significativo.
Ex: quantidade de produção, custo da matéria-prima, etc.
Processamento: é onde os dados são analisados e transformados em informações.
Saída de Informação: é o resultado do processamento, onde os dados são convertidos e passam a ter um significado lógico.
Ex: capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade do funcionário, etc.
Feedback: também chamado de realimentação, é a reintrodução de uma saída sob a forma de informação.
O processamento de dados precisa da entrada de dados para que proporcione a saída de informações.
É o processamento de dados que possibilita a elaboração de relatórios com cruzamento de dados, por exemplo.
Ao lado temos um exemplo de entradas e saídas do Processamento de Dados:
Tipos de Processamento de Dados
Manual: efetuada manualmente através de fichas, cartões e mapas entre outros. Com ou sem o
auxílio de máquina de escrever ou calculadora.
Semi-Automático: processamento manual aliado a características de processamento automático, ou seja, são utilizadas máquinas para auxiliar no registro dos dados presentes em fichas, por exemplo.
Continuação...
Automático: quando a máquina é programada para determinadas operações, desenvolvendo-as em seqüência sem a necessidade da intervenção humana. É realizado por computadores através de SIGs (Sistemas de Informação Gerencial).
Sistema de Informação Gerencial de GP
Sistema utilizado para coletar, registrar, armazenar, analisar e recuperar dados sobre recursos humanos, gestão de pessoas. Seus objetivos podem variar de uma organização para outra, mas geralmente são implantadas devido a busca pela redução de custos e tempo no processamento de dados e também na para auxiliar de forma precisa a tomada de decisão dos gerentes e colaboradores.
Abaixo podemos visualizar como é realizada a obtenção de informações, seu processamento e os objetivos de um sistema de informação :
Como vimos na figura anterior, os sistemas de informações gerenciais consideram não só as informações internas bem como as externas, já na figura abaixo, podemos visualizar as informações que suportam as tomadas de decisões dos gerentes, este chamado de sistema de informação gerencial.
Utilização do SIG na gestão de pessoas
Planejamento:
- Programação de necessidades de pessoal (quem, quando, para onde,
quantos );
- Análise de mercado de trabalho;
- Pesquisa de recursos humanos; e
-Orçamento de pessoal.
• Suprimentos do quadro:
- Cadastramento
de candidatos a emprego;
- Recrutamento;
- Seleção (exames psicotécnicos, médicos, testes de conhecimento profissional);
-Registro e cadastramento;
-
...