TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Seminário: Motivação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Seminário  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

O universo é constituído por todos os funcionários de uma securitizadora de créditos. Desta população, participaram 100 colaboradores, entre chefias e subordinados. Deste total, 60% são do sexo feminino e 40% masculino. A média de idade dos pesquisados é de 39 anos (dp = 9,4). Conforme destacado no gráfico 1, os resultados indicam que boa parte dos pesquisados possui nível superior completo, sendo que 50% tem pós-graduação, enquanto que 39% cursou apenas a graduação. Quanto ao tempo de serviço foi verificada, uma média de 14 anos (dp= 9,0). Segundo, apresentado no gráfico 2, os resultados apontam que 82% dos colaboradores são subordinados e 18% de chefia. Entretanto, 43% ocupam cargo de analista, 16% de gerente e 12% auxiliar administrativo.

O instrumento (em anexo) utilizado nesta pesquisa contém requisitos demográficos, tais como: sexo, idade, cargo, tempo de serviço e escolaridade. Além desses dados é constituído de...

A coleta de dados foi realizada em horário de trabalho no mês de agosto. A autora do estudo entregou o questionário aos colaboradores, e estes foram recolhidos após alguns dias para posterior análise dos dados.

Os dados foram tabulados e posteriormente analisados. Para tal fim foi utilizado o “software” Excel. Neste sentido, foram realizadas análises descritivas, com médias, desvio padrão e porcentagens.

Nesta etapa, será apresentado os respectivos resultados obtidos no estudo realizado baseado no motivograma, onde pode ser avaliado o nível motivacional dos funcionários de uma securitizadora de créditos.

Os resultados indicaram que prevaleceu como necessidade de maior importância, as necessidades de auto-realização, com uma média de 32,75 (dp= 12,45). Esta necessidade está relacionada à realização potencial do indivíduo, pois estes buscam constantemente o auto desenvolvimento. De maneira geral, os colaboradores acreditam que a empresa contribui para o crescimento de seus funcionários, desta forma, eles enfrentam desafios no cotidiano do trabalho e são reconhecidos pelo o que realizam.

No que se refere às necessidades sociais, a média foi de 32,62 (dp=11,93). Essa necessidade abrange a associação, participação e aceitação por parte dos companheiros, bem como a troca de amizade, afeto e amor. Os funcionários consideram que o relacionamento da equipe é harmonioso. A organização deve enfatizar o valor do trabalho em equipe, incentivando a cooperação, colaboração, troca de ideias, como forma de criar um ambiente mais motivado e que estimule as pessoas a exercer suas funções com mais entusiasmo.

Em seguida, os resultados das necessidades de segurança indicaram uma média de 28,15 (dp= 11,00). Foi condenada essencialmente a ausência do perigo físico e a busca de proteção, a organização oferece aos seus colaboradores remuneração, benefícios e ambiente de trabalho seguro, mas os indivíduos e a organização preocupam-se em obter alguma certeza de que tais catástrofes sejam evitadas enquanto possível.

Posteriormente, a auto-estima com média de 27,52 (dp= 12,97), é responsável pela apreciação, autoconfiança, respeito, prestígio e consideração, e visto que muitos funcionários já foram promovidos por favoritismo, com isso maioria dos talentos não são reconhecidos, fazendo com que muito deles nem tenham oportunidade de mostrar seus verdadeiros potenciais.

Por último às necessidades fisiológicas com média de 27,28 (dp= 12,30) que está diretamente relacionada com a própria subsistência e existência do indivíduo, desta forma não estão sendo satisfeitas no nível exigido para a operação suficiente do corpo, a maioria das atividades de um funcionário permanecerá nesse nível.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível motivacional dos funcionários em uma securitizadora de créditos baseado na Teoria de Maslow. Desta forma, observa-se os resultados apresentados.

O mundo em si passou por transformações notáveis. As organizações, consequentemente, modificaram de maneira profunda a sua forma de conceber e entender o papel desempenhado pelas pessoas. Os indivíduos, por sua vez, também reformularam as suas crenças e suposições a respeito do papel que o trabalho exerce em suas vidas. É nesse cenário que surge a necessidade de uma compreensão mais profunda e mais rica sobre a complexidade dos fatores que motivam os indivíduos.

Qualquer empregado tem as suas necessidades que devem ser satisfeitas para que essas motivem a querer fazer parte de determinadas organizações, como por exemplo, observa-se que algumas empresas buscam oferecer melhores condições para o trabalhador possa desempenhar suas atividades.

Ao analisar os resultados obtidos com esse estudo, verificou-se que as necessidades de auto-realização prevaleceram como necessidade de maior importância. Segundo Hersy (1986, p.49) os indivíduos motivados pela realização geral obtêm mais aumentos salariais e são promovidos mais rapidamente, porque estão sempre pensando em maneiras melhores de fazer as coisas.

As empresas que têm colaboradores com essas características tendem a alcançar os resultados de maneira mais eficiente e eficaz, pois os colaboradores acreditam que a organização contribui para o crescimento de seus funcionários. Assim, para a empresa pesquisada, sugere-se como estratégia com vista a obter a auto-realização dos seus colaboradores: (a) aumentar as responsabilidades na função de cada colaborador; (b) respeitá-los de acordo com a individualidade de cada um; (c) valorizar os colaboradores por meio do reconhecimento pelas chefias, quando esses alcançarem as metas demandadas.

Sugere-se, também, a promoção de cursos de capacitação e qualificação para que os colaboradores possam alcançar a realização profissional, bem como se manterem atualizados quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho das funções.

Além do mais, promover a participação dos colaboradores nas decisões que envolvam a área de atuação de cada colaborador poderá, possivelmente, incrementar o grau de motivação.

Sobre as necessidades sociais, os funcionários consideram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com