Motivação
Projeto de pesquisa: Motivação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WeslleyNunesLp • 5/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 426 Visualizações
INTRODUÇÃO
Motivo, motivação, mover, movimentar e motor são todas palavras modernas que tem a mesma origem e estão associadas à mesma idéia: a palavra latina motivus, que significa aquilo que movimenta, que faz andar. O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque comportamental, porque é necessário compreender os mecanismos que movimentam as pessoas, para os comportamentos de alto desempenho, indiferença ou improdutividade, a favor ou contra os interesses da organização e da administração.
Significado da motivação
A palavra motivação é usada com diferentes significados. Pode-se falar em motivação para estudar, ganhar dinheiro, viajar e até mesmo para não fazer nada, A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades:
• Direção: o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento.
• Intensidade: magnitude de motivação.
• Permanência: duração da motivação
A motivação é específica. uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter a motivação para estudar ou vice-versa. Não há um estudo geral de motivação, que leve uma pessoa a sempre ter disposição para tudo.
As teorias sobre a motivação, que explicam o desempenho das pessoas em situações de trabalho, dividem-se em dois grupos. Há um grupo de teorias que procura explicar como funciona o mecanismo de motivação. São chamadas de teorias de processo. O segundo grupo procura explicar quais são os motivos específicos que fazem as pessoas agir. São as chamadas teorias de conteúdo.
TEORIAS DE PROCESSO:
Modelo do comportamento
O modelo do comportamento é uma das teorias mais conhecidas que explicam como os motivos determinam o comportamento. Ao mesmo tempo, é o modelo mais simples, que fornece uma explicação fácil para o entendimento das ações individuais. O modelo baseia-se em três hipóteses principais:
(1) Todo comportamento é motivado.
(2) O comportamento é orientado para a realização de algum objetivo.
(3) O comportamento que procura realizar algum objetivo pode ser perturbado por conflito, frustação ou ansiedade.
Teoria da expectativa
A teoria da expectativa (expectancy theory) propõe que as pessoas se esforçam para alcançar resultados ou recompensas, que para elas são importantes ao mesmo tempo que evitam os resultados indesejáveis. Trata-se de uma teoria hedonista, segundo a qual as pessoas escolhem os comportamentos em função da perspectiva de satisfação ou insatisfação que os resultados desses comportamentos proporcionam.
Motivação = Expectativa (crença de que o esforço produz o resultado)
x valor atribuído ao resultado
A teoria da expectativa procura explicar a cadeia de causas e efeitos que liga o esforço inicial ao resultado ou recompensa final. Os componentes principais da teoria da expectativa são os seguintes: o valor dos resultas, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associação entre o esforço e o desempenho.
Behaviorismo
o behaviorismo é um ramo do estudo do comportamento que se baseia em experimentações de laboratório com animais. Os princípios do behaviorismo são usados para treinar os golfinhos e baleias dos parques de diversões. Este ramo de estudo não focaliza especificamente a motivação humana para o trabalho, mas suas proposições e hipóteses oferecem alguns elementos para a compreensão dos mecanismos que ativam o comportamento humano, especialmente no que diz respeito à recompensa. O behaviorismo é uma área controversa do enfoque comportamental, da sua associação com o adestramento de animais. No entanto, aborda conceitos que o administrador moderno deve conhecer.
Teoria da equidade
O ponto central da teoria da equidade (ou teoria do equilíbrio) é a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa de uma deve ser igual à da outa. Idealmente deve haver equidade ou equilíbrio. As premissas da teoria da equidade estabelecem que as pessoas sempre fazem comparações entre seus esforços e recompensas com os esforços e recompensas dos outros, especialmente quando há algum tipo de proximidade.
As comparações são feitas com base em referências, que são outras pessoas ou a própria pessoa, numa situação diferente. Há quatro tipos de referências:
1. A própria pessoa, numa posição ou situação diferente na mesma organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual.
2. A própria pessoa, numa posição ou situação diferente em outra organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual.
3. Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organização.
4. Outra pessoa ou grupo de pessoas, em organizações diferentes.
TEORIAS DE CONTEÚDO:
Teorias das necessidades
A
...