Motivação
Projeto de pesquisa: Motivação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vilarinho • 12/12/2014 • Projeto de pesquisa • 5.342 Palavras (22 Páginas) • 223 Visualizações
Colégio Estadual Rio Branco
Alex Vilarinho
Maria Aparecida de Abreu Silva
Renata Brigido Pereira
Projeto Apresentado ao Colégio Estadual Rio Branco, sob orientação da Professora Cleyde Tenereli
MOTIVAÇÃO
Curitiba
2013
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, pela força e coragem durante toda esta trajetória. A nossa coordenadora Cleyde Tenereli e professora Valdette Rossetto aos estimados professores; nada disso seria possível se não fosse o imensurável apoio recebido; hoje estamos colhendo, juntos os frutos do nosso empenho.
Índice
1.1 Motivação. 5
2 Conceito 6
2.1 Motivação do que se Trata? 6
3 2.1 – Motivação - Breve Histórico 8
4 2.2 - Teorias Motivacionais ( Processos da Motivação) 8
5 2.3 Motivação nas Organizações e suas necessidades 10
6 Necessidades fisiológicas 11
7 Necessidades psicológicas 11
8 CONSIDERAÇÕES ACERCA DE TEORIAS MOTIVACIONAIS POR ALGUNS ESTUDIOSOS. 12
Introdução
1.1 Motivação.
De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico.
Este trabalho propõe-se a discutir o papel da motivação diante de um novo contexto que envolve as relações humanas no estudo da Administração. Dentre outros, pode-se destacar o objetivo de delinear a influência da motivação humana dentro da Administração, bem como a complexidade de seu estudo, sua repercussão sobre as atitudes das pessoas e sobre os resultados para a empresa. São apresentados conceitos, discutidas relações existentes entre motivação e comportamento/desempenho das pessoas, quais motivos e/ou necessidades que podem causar efeito motivador, e, por fim, disserta-se brevemente sobre alguns aspectos das teorias motivacionais desenvolvidas ao longo do tempo.
O objetivo desse trabalho constitui-se em estudar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, bem como, os motivos que as impulsionam a agir em relação ao trabalho, tendo em vista que algumas trabalham por dinheiro, outras por segurança e, outras, ainda, por prazer. Maximiano (2007) afirma que, o estudo da motivação busca compreender quais são as forças que movem as pessoas nas diferentes dimensões do comportamento, pensamento, ação e palavras. Sendo assim, diferentes são as necessidades das pessoas em relação ao trabalho, e diversos são os fatores que exercem influência sobre elas, no que tange à motivação para desempenhar suas atividades. O tema motivação constitui-se num assunto relevante e atual, uma vez que, funcionários bem treinados e, ao mesmo tempo, motivados, agregam valor para a empresa.
2 Conceito
Antes de falar-se em motivação humana dentro do contexto administrativo, faz-se necessário apresentar uma breve conceitualização do termo e algumas definições básicas que auxiliarão o estudo. É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que este tem sido utilizado com diferentes sentidos, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo (CHIAVENATO, 1999).
Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. Motivação é o que faz com que os indivíduos dê em o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam.
2.1 Motivação do que se Trata?
Como compreender processo de motivação nas organizações
O novo mundo do trabalho mostra que a responsabilidade dos trabalhadores cresceu e o poder se pulverizou; portanto, muitas das competências exclusivas aos gerentes passam a ser responsabilidade de todos. Hoje, e cada dia mais, o sucesso no ambiente de trabalho dependerá dos ambientes propícios à criatividade e inovação. O diferencial competitivo dependerá da imaginação, da capacidade de transferir conhecimentos e solucionar problemas de forma criativa e inovadora. O processo de motivação nos indivíduos se dá de forma intrínseca, em que cada um desenvolve impulsos motivacionais distintos em momentos diferentes, reconhecendo que estas forças afetam diretamente a maneira de encarar o trabalho e suas próprias vidas. Muitos estudos procuram ainda desvendar tanto para a administração (empregador), como para os trabalhadores (empregados), as causas e consequências da (des) motivação no trabalho tentando explorar como e quando ocorrem problemas, e como podem ser solucionados de forma eficaz de entender o modo como os indivíduos são motivados é extremamente complexo e em algumas situações pode até sofrer influências do detentor do poder. A dificuldade em se entender o processo motivacional reside no fato de que não há uma única motivação capaz de determinar como os trabalhadores se conduzirão com relação ao desenvolvimento de suas tarefas e, consequentemente, não há estratégia específica que faça com que todos em todas as partes tenham um “moral elevado”, ou seja, deve-se tentar levar em consideração as desigualdades humanas (peculiaridades individuais) quer pareça, ou não conveniente para o ambiente organizacional. Um dos pontos em que a motivação é considerada muito importante diz respeito ao sucesso empresarial, entendendo-o como uma forma efetiva de alcançar a realização de um projeto ou uma gestão. Tanto sob o ponto de vista da administração, como dos trabalhadores, o sucesso é um tipo de motivação que não nasce sozinho, depende tanto da tecnologia adotada
...