Motivação
Casos: Motivação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vvanin • 13/9/2013 • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 369 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1. MOTIVAÇÃO HUMANA 3
2. CICLO MOTIVACIONAL 4
3. TEORIA SOBRE MOTIVAÇÃO 4
3.1. Hierarquia de necessidade de Maslow 5
3.2. Teoria dos Dois Fatores 6
3.3. Teoria X e a Teoria Y de McGregor 7
4. A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO PARA OS ADMINISTRADORES 9
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
O trabalho relata a pesquisa sobre motivação, vista pelo ângulo de vários autores e estudiosos no assunto, concomitantemente com a utilização de outras teorias, e, os seus empregos, principalmente nas indústria, como fator de aumento de produção.
A pesquisa abrange diversos temas sobre o assunto, possibilitando um aprofundamento maior, mostrando que o indivíduo possui diversas características que não se mostram aparentes para a sua organização. Os seus objetivos, anseios, significado e importância que dá ao trabalho, desejos, valores, preferências, sentimentos, que compõem o indivíduo, estão presentes e são determinantes para todas as suas ações, inclusive na organização, além de servir de base e parâmetro para a sua motivação.
1. MOTIVAÇÃO HUMANA
A motivação é algo que não tem uma medida certa, que não permite mensurar a intensidade exata que exerce sobre cada indivíduo, por estar diretamente relacionada ao comportamento humano e por este motivo os estudos sobre como e porque motivar se tornam tão importantes.
Motivação é a força ou impulso que leva a pessoa agir de determinada maneira, isto é, dá origem a um comportamento especifico. (CHIAVENATO, 2009, p.247)
Segundo Alencar (2009, p.157) “O sentido básico de motivação pode ser conhecido por suas raízes latinas movere, que significa mover-se”.
Motivação é ação estimulada por uma força, não podendo afirmar que outra pessoa seja capaz de motivar outra como era no passado e que hoje pode-se afirmar que é gerada por uma necessidade. (GIL, 2001, p.202)
De acordo com Maximiano (2008, p.232) a motivação é um processo que tem três propriedades:
• Direção: o objetivo do comportamento motivado.
• Intensidade: a magnitude ou força dos motivos.
• Permanência: o tempo durante o qual a motivação se manifesta.
Para Chiavenato (2009, p.247), de um modo geral motivação é ter um motivo para ação, quando o individuo tem um ponto de partida que o impulsiona a buscar seus objetivos, a agir por um motivo. Este impulso para ação pode vir do ambiente externo ou do ambiente interno, na mente do individuo.
Ainda segundo o autor não há motivação humana se não houver necessidades que levem o individuo a ter um motivo para agir em busca de satisfação e equilíbrio e ao alcançar este estado satisfatório o individuo tende a identificar novas necessidades e desafios, fazendo com que o ciclo motivacional continue.
2. CICLO MOTIVACIONAL
O comportamento humano é explicado por meio do ciclo motivacional, ou seja, é o processo pelo qual o comportamento humano necessita passar para ser levado ao estado de resolução.
Uma pessoa em estado de equilíbrio interno ou incentivo externo produz uma necessidade que rompe o equilíbrio e provoca insatisfação, desconforto, tensão. Esse comportamento ou ação leva a satisfação das necessidades se for descarregado do organismo, mas nem sempre a necessidade é satisfatória, em muitas ocasiões ocorre uma barreira, obstáculo a necessidade. Essa tensão que ocorre podendo causar agressividade, descontentamento, tensão emocional, indiferença, insônia, repercussão cardíacas e digestivas. A esses estados podemos chamar de frustração, que são todos os estados citados acima que permanece no organismo e não descarrega. (CHIAVENATO, 2009, p.247)
Figura 1:Etapas do ciclo motivacional com a satisfação de uma necessidade.
Fonte: Chiavenato,2009, p. 248
3. TEORIA SOBRE MOTIVAÇÃO
Neste tópico iremos abordar as seguintes teorias: Hierarquia de necessidade de Maslow, a teoria X e a teoria Y de McGregor, dois fatores da motivação.
3.1. Hierarquia de necessidade de Maslow
No inicio da década de 1940, Abrahm Maslow desenvolveu sua teoria de motivação, baseado na hierarquia das necessidades.
Para Maslow (apud Lacombe, 2005, p.130), “o principio básico da motivação é uma necessidade satisfeita não é um motivador de comportamento.”
De acordo com Gil (2001, p.207):
A Teoria de Maslow é particularmente importante no ambiente de trabalho, porque ressalta que as pessoas não necessitam apenas de recompensas financeiras, mas também de respeito e atenção dos outros. Assim os gerentes, ao distribuírem tarefas, criarem condições de trabalho e definirem estruturas organizacionais, precisam considerar a hierarquia de necessidades para obter melhores resultados com a ação de seus empregados.
De acordo com Maslow (apud CHIAVENATO, 2009, p.249) as necessidades humanas estão relacionadas em uma organização, ou seja, na forma de uma pirâmide, conforme figura 2. Nessa hierarquia temos as necessidades humanas que são:
Necessidades Fisiológicas: São as necessidades que dizem respeito à sobrevivência do individuo e da espécie, fazendo com que o individuo busque a sua satisfação.
Necessidade de segurança: Está relacionada com a segurança, como o desejo de estabilidade, fuga ao perigo, busca de um mundo ordenado e previsível.
Necessidades sociais: Está relacionada com o respeito a vida de um individuo para com o outro, fazendo com que a já amor, afeição, amizade e a participação em grupo.
Necessidade
...