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Motivação Estudantil

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Por:   •  11/6/2014  •  Seminário  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

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2. Trabalhos Relacionados

Izquierdo [1997] afirma que emoções e afeto constituem motivações imprescindíveis ao

aprendizado. A motivação do aluno tem relação direta com seu vínculo afetivo no

processo de aprendizagem. De acordo com o autor, os saberes da escola devem estar

relacionados à realidade contextual do aluno, permitindo uma aprendizagem

significativa. Mattar [2010] traz um levantamento de teorias de aprendizagem que

justificam o uso de jogos educacionais, bem como sugere ferramentas e metodologias

para produção e aplicação destes softwares.

Jesus e Lima [2009] propõem uma avaliação multidisciplinar de softwares

educacionais. Para os autores a tecnologia não é em si a ferramenta mais importante

neste processo. É de maior importância o modo como será utilizada, sendo crucial o

entendimento do professor quanto a tecnologia que estará utilizando. Esta condição

citada é tida como uma dificuldade para o uso de tecnologias educacionais. Os autores

afirmam que muitos professores têm dificuldade em desenvolver análises de softwares

acuradas, e em desenvolver metodologias para aplicação destas tecnologias. Por fim, os

autores ressaltam a importância da desconstrução de práticas estabelecidas e a

construção de métodos adequados ao aprendizado auxiliado por tecnologias

educacionais, sendo necessário o estabelecimento de práticas pedagógicas condizentes

com uma nova comunidade de aprendizagem, onde o ensinar e o aprender envolvem

abordagens diversas das de longa data adotadas.

Prensky [2001] conceitua imigrantes digitais e nativos digitais. Os primeiros são

pessoas de gerações que cresceram sem contato cotidiano com diversas tecnologias, não

tendo desenvolvido habilidades que as permitam lidar com recursos tecnológicos

continuamente atualizados com a mesma naturalidade que os nativos digitais (geração

que nasceu e cresceu na era da tecnologia). Segundo o autor, as práticas necessárias ao

professor mediador de recursos tecnológicos trazem consigo algumas dificuldades

inerentes a esta geração de docentes (que em sua grande maioria constitui uma geração

imigrantes digitais), tanto na análise e utilização de softwares, quanto no

desenvolvimento de metodologias para sua aplicação didática. A estas dificuldades

acresce-se o fato de não haver métodos já estabelecidos e difundidos para aplicar as

tecnologias na educação.

Uma reflexão sobre análise de software educacional é apresentada em [Subil

2010]. O autor sugere um modelo de avaliação prévia por checklist levando em conta

aspectos técnicos e pedagógicos. Lima [2006] identifica requisitos e funcionalidades a

serem considerados no projeto de softwares educacionais para suporte ao processo de

ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio.

Bueno [2010] cita a importância da experimentação como forma de interação

com o conhecimento, sugerindo o uso de ferramentas tecnológicas que explorem

simultaneamente os vários sentidos e motivem o aluno com atividades que tornem o

aprendizado divertido e desafiante. Neste trabalho o autor propõe ao professor uma

posição de mediador, aproveitando os sucessos e insucessos nas práticas envolvendo

softwares educacionais como momentos ideais para contextualizar o conhecimento,

momentos em que se pode sugerir e comprovar hipóteses sobre a situação-problema

vivenciada.

3. Método da Pesquisa

Os 16 jogos educacionais avaliados são todos de licença livre, tendo em vista a

democratização dos recursos tecnológicos educacionais. As avaliações envolveram

jogos, em grande maioria,

...

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