Motivos de estratégia
Seminário: Motivos de estratégia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edevania • 4/11/2014 • Seminário • 3.638 Palavras (15 Páginas) • 178 Visualizações
1
Aula-tema: Motivações para a Estratégia; Desafios para a Estratégia; Conceitos Básicos e Questões Críticas do Ambiente.
Passos: (Equipe)
1- Pesquisar a definição de Fluxograma, Estratégia, Motivação, Desafios e Ambiente Organizacional. Consultar no mínimo duas referências, além do livro-texto, e elaborar um texto único sobre os “Temas das Aulas”. Adicionar ao texto desenvolvido ao exigido no passo 4.
Estude capítulos 1, 2 e 3 do PLT 221 – Estratégia e Dinâmica Competitiva de autoria de Eliezer, que tratam de Motivações para a Estratégia, Desafios para Estratégia e Conceitos Básicos de Estratégias.
Fluxograma
Fluxograma é a representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho. A representação gráfica utiliza figuras geométricas e setas para a união de cada figura. Pela representação gráfica é possível compreender de forma rápida e prática a transição de informações ou documentos dentro de um processo. O objetivo dos fluxogramas para os processos são fundamentais para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a empresa uma compreensão fácil das etapas necessárias para a execução de qualquer processo. Abaixo um exemplo de um fluxograma de contas a receber.
Exemplo de Fluxograma:
[pic]
R.T.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma
http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2005/seven/fluxograma.jpg
Tipos de fluxograma
Fluxograma Vertical - Retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas - que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina- e de colunas - que representam os símbolos das tarefas ou operações, funcionários
envolvidos na rotina, tarefas ou operações executadas. O espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido.
Exemplo de Fluxograma vertical:
[pic]
R.T.: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/lucineiagomes//som004_clip_i mage012.jpg
Fluxograma Horizontal - utilizam, na maioria das ocasiões, os mesmos símbolos do fluxograma vertical e enfatiza os órgãos ou as pessoas envolvidas em um determinado procedimento ou rotina.
Exemplo de Fluxograma Horizontal:
[pic]
Fluxograma de Blocos - Baseia-se em uma sequência de blocos ou ícones encadeados entre si, tendo cada qual um significado específico. Este fluxograma apresenta duas vantagens: utiliza uma simbologia mais rica e variada e não se restringe apenas a linhas e colunas preestabelecidas no gráfico.
Exemplo de Fluxograma de Blocos:
[pic]
Conceito de Estratégia
A estratégia consiste em mobilizar todos os recursos possíveis da empresa para atingir objetivos de logo prazo. A empresa que deseja crescer com uma base sólida precisa saber elaborar estratégias eficazes, fundamental, para obter a consistência essencial à sobrevivência de logo prazo. Muitas empresas acabam canalizando sua visão e recursos em busca de resultados imediatos e com isso acabam por relegar a estratégia. O fluxograma abaixo retirado do site da PEMEP, nos mostra o conceito de formulação estratégia competitiva.
[pic]
R.T.: http://www.pemep.com.br/atuacao.asp?act=2
A estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos.
Motivação
É quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter umdesejo por trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta. Motivação (do Latim, moveres, mover) denomina em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?". A motivação tem sido estudada por vários estudiosos que definiram algumas teorias ou modelos:
O modelo comportamental de Skinner: modelo da motivação baseado somente no condicionamento, sem recurso ao conceito de pulsão. Segundo ele, a frequência de um comportamento é determinada por suas consequências;
A teoria de campo de Kurt Lewin: o fim ou objetivo de um comportamento possui para a pessoa uma determinada valência ou caráter de apelo (al. Aufforderungscharakter), que desenvolve a partir da tensão interna gerada por uma necessidade e de qualidades do objeto ou da atividade ligadas a esse fim.
Murray: necessidades e motivos: Henry Murray descreveu dois tipos de necessidades: as necessidades primárias, fisiológicas, e as secundárias, aprendidas no decorrer da vida, de acordo com estruturas físicas, sociais e culturais do ambiente;
Maslow e a pirâmide das necessidades: cinco tipos de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades de amor e relacionamentos (participação), as necessidades de estima (autoconfiança) e necessidades de auto-realização.
[pic]
R.T. Hierarquia das necessidades de Maslow ( Wikipédia)
http://simplus.com.br/motivacao/ e pt.wikipedia.org/wiki/Motivação
Desafios
O desafio estratégico pode variar conforme a empresa e os objetivos traçados, contudo, por mais que os processos tenham sido bem elaborados, vão exigir ajustes, e vão exigir paciência e cautela dos administradores. Um exemplo bastante claro quanto o que seja desafio, diz respeitos às ações que devem ser implementadas dentro da organização. Afinal, inovar tornou-se algo essencial para qualquer empresa nos dias atuais, os obstáculos são inúmeros, e estes se apresentam e se renovam diariamente.
...