Motricidade Humana
Pesquisas Acadêmicas: Motricidade Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Antonia31 • 5/11/2013 • 390 Palavras (2 Páginas) • 787 Visualizações
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DISCIPLINA: A CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Nome do aluno: Antônia Gomes de Andrade
Turma: Nov/2011
Atividade 04 (Capítulo 07 – Motricidade Humana)
Valor: 1,0 ponto
Data: 09-10-2012
MOTRICIDADE HUMANA
Felizmente a educação física foi repensada. Agora tem novas possibilidades de se trabalhar e preparar o indivíduo para a vida.
Há a motricidade como um novo paradigma para a educação física, levando por terra o método cartesiano que compreende o corpo como máquina, método que ver o corpo totalmente separado da mente. A motricidade humana, como o próprio nome já mostra, trata o individuo como humano, também o percebe e sugere que para seu desenvolvimento é necessário trabalha-lo em sua complexidade, sabendo que o mesmo está sempre aprimorar-se.
Diferente do método cartesiano, a motricidade humana reconhece que as atitudes humana têm intensão, sentido e significado e o mundo pode influenciar no desenvolvimento do individuo nessa interação.
Os conceitos estudados: inteligências múltiplas, corporeidade, inteligência corporal cinestésica e motricidade humana contribuem positivamente para o desenvolvimento do indivíduo. Como citados no início do caderno de estudo, o corpo era tratado como uma máquina a serviço dos mais ricos.
A educação física não é vista e nem tem o devido respeito que merece, isso tem todo um histórico, um dos motivos para tal desvalorização é que o sistema educacional prioriza e trabalhar na escola a inteligência lógico-matemática e inteligência verbal linguística. Como profissionais da área devemos nos apossar desses conceitos que nos auxiliarão a mostra para o corpo docente e gestão da escola que nossa disciplina é importante tanto quanto as outras para o desenvolvimento do aluno como indivíduo inserido em uma sociedade.
Promovendo nas aulas de educação física situações-problema, e estimulando os educandos a buscarem a solução, os mesmos se apossarão de seus antigos conhecimentos, haverá a interação do grupo e usarão o corpo para buscar solução para a situação-problema, assim acontece a aprendizagem e desenvolvimento do aluno.
É preciso entendermos que alunos são seres com sentimentos e capacidades que devem ser desenvolvidas sob nossa orientação.
Podemos agora refletir e avaliar nossa prática. E muitos de nós profissionais lançaremos mão das antigas e tradicionais práticas pedagógicas, que em nada contribuem para o desenvolvimento dos alunos, pois são práticas que priorizam apenas a técnica do movimento e poucas ou nem uma vez leva o aluno a reflexão no que foi realizado na aula e a aplicabilidade na vida real do aluno.
...