Movimento De Reconceituação Do Serviço Social
Ensaios: Movimento De Reconceituação Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleberdrsilvasjc • 24/9/2013 • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 818 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Av. Dr. João Batista de Souza Soares, 4121, Colônia Paraíso, Rio Comprido
São José dos Campos – SP - CEP: 12236-660 – FONE: (12) 3512-1300
Uniderp - Centro de Educação à distância.
Acadêmicos:
Nome:
Cidália Rodrigues Pinheiro – RA:3339551310
Gisele Aparecida da Silva – RA: 2305293920
Lourdes Domiciano Fernandes – RA: 2307361866
Rosana Dantas de Araujo – RA: 3319535186
Sandra Cristina de T. Machado - RA: 2306294254
Tema
ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas)
Curso: Serviço Social
3º Semestre
Disciplina:Fundamentos Históricos e Teóricos -
Metodológicos do Serviço Social.
Professor EAD: Ma. A.S.Elaine Vaz Vaez Gomes.
Tutor presencial: Claudia Rodrigues
São José dos Campos – Abril / 2012.
SUMÁRIO:
Introdução:...............pg01
O Movimento de Reconceituação para o Serviço Social..............pg02
O que é Serviço Social................pg02
Ditadura e Serviço Social...........pg03
Reconceituação Metodológica de Araxá, Teresópolis,Sumaré e Alto da Boa Vista.........pg03
Correntes Positivista,Fenomenológica e Dialética do Serviço Social..............pg04
Conclusão:....................pg05
Bibliografia:.................pg06
Introdução:
A Reconceituação do Serviço Social representou um macro decisivo do processo de revisão critica do serviço social, teve um saldo qualitativo que se foi estruturando uma profissão interventiva no combate das desigualdades sociais.O significado foi e é principalmente a ruptura com o conservadorismo e tradicionalismo do serviço social.
O Serviço Social emerge como uma atividade com base mais doutrinárias do que científica, com o processo de desenvolvimento econômico no Brasil principalmente o desenvolvimento da indústria automotiva, as mazelas sociais , demandaram aos Assistentes Sociais uma ação profissional, de abordagem individual, grupal e de comunidade.
Na Ditadura Militar houve muitas violações dos direitos humanos as pessoas foram pressas, torturadas e assassinadas. Ainda nos dias atuais existem muitos brasileiros desaparecidos nesta época.. Houve um rompimento do Serviço Social Tradicional com as bases.
A Reconceituação do Serviço Social foi que contribuiu para o debate em Teresópolis, trazendo uma concepção mais articulada da Metodologia do Serviço Social, compativel para a perspectiva modernizadora que se buscava.
O positivismo, a fenomenologia e a dialética são as correntes teóricas do pensamento contemporâneo. Três linhas de idéias fundamentais e de extrema importância para o Serviço Social ,caracteriza-se por três preocupações principais: Teológico ou fictício, metafísico e positivo, que marcariam as fases da Evolução do pensar humano.
Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos dos serviço Social II
O Movimento de Reconceituação para o Serviço Social.
O movimento de reconceituação representou um macro decisivo desencadeamento do processo de revisão critica do serviço social, foi também um saldo qualitativo que se foi estruturando uma profissão interventiva no combate das desigualdades sociais.O significado foi e é principalmente a ruptura com o conservadorismo e tradicionalismo do serviço social.
É uma profissão que surge no final do século XIX em 1898, na cidade de Nova Yorque, nos Estados Unidos com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento de classe sociais, a burguesia ( classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área assistindo a classe proletária. Dessa forma a classe dominantes exercia um certo controle sobre os proletários.O Serviço Social tem suas origens vinculadas a doutrinas da igreja católicas ela surge como desdobramento da ação social e da ação Católica da igreja, que esta relacionado as profundas transformações econômicas e sociais que atravessam sociedade brasileira.
Não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou que era a mesma. O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdades social econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antonismo entre o trabalho. pobreza, violência; enfim passa a defender os usuários que são colocados as margens da sociedade e passaram a ser acompanhados para usufruir das políticas publicas sociais do Estado. O Serviço Social emerge como uma atividade com bases mais doutrinarias que cientifica.
Os referenciais teórico-culturais e ideológicos tiveram giros sensíveis. Um novo perfil demandado pelo mercado de trabalho, que as condições novas postas pelo quadro macroscópico da ditadura militar, faziam emergir, exige-se um assistente social moderno com um desempenho onde os traços tradicionais são colocados e substituídos por procedimentos racionais.
...