MOVIMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Dissertações: MOVIMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paolalucas • 13/11/2013 • 1.932 Palavras (8 Páginas) • 681 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Pólo de Bauru
Curso de Serviço Social – 8º. Semestre
Disciplina Avaliação e Monitoramento em Serviço Social
ATPS Avaliação e Monitoramento em Serviço Social
Bauru – São Paulo
2013
ATPS Avaliação e Monitoramento em Serviço Social
Trabalho apresentado ao Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera de Bauru, referente à disciplina de Avaliação e Monitoramento em Serviço Social, ministrada pela tutora a distancia Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes e sob orientação da tutora presencial Deborah Aparecida Debs Guizine e tutora a distancia Mariselma Maidana Ferreira
Bauru – São Paulo
2013
SUMÁRIO
Introdução...............................................................................................04
Desenvolvimento....................................................................................04
Avaliação e Monitoramento..............................................................04
Eficiência, Efetividade e Eficácia......................................................05
Indicadores Sociais...........................................................................06
Pesquisa Quantitativa e Qualitativa..................................................07
Projeto Social: Panificação para a vida..................................................08
Considerações Finais.............................................................................09
Referências Bibliográficas......................................................................09
Introdução
A avaliação vem a ser muito importante na elaboração de projetos, pois resulta na respostas dos problemas encontrados conforme a questão social a ser abatida, onde envolve os indicadores para se ter uma base na estruturação de um projeto, e o entendimento dos 3Es: eficácia, eficiência, efetividade e eficácia .
Desenvolvimento
Avaliação e Monitoramento
O cenário brasileiro das políticas públicas vem passando por valiosas transformações. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da avaliação e do monitoramento como etapa do processo de planejamento da política de assistência social, assim como a elaboração de um plano, conforme orientar o sistema único de assistência social (SUAS). Relata ainda a experiência da secretaria municipal de assistência social do município de Londrina na implantação do 1RSAS.
• Informação da rede de serviços da assistência social, como um dos instrumentos de avaliação e monitoramento dos serviços socioassistenciais e de seu atendimento aos usuários.
Segundo Baptista (2003; 113), “...é na avaliação que mais se apresenta o conteúdo dialético, quando nega para superar”.
Para elas, são destacados e reconhecidos elementos fundamentais, nesta etapa do planejamento, tais como: a dimensão do futuro; a dimensão da historia; a dimensão da contradição; a dimensão do enfrentamento e da retificação.
A discussão que envolve a avaliação das políticas sociais no Brasil tem se destacado nas últimas décadas, devido às evidências dos indicadores que expressam a questão social. Com o quadro da pobreza estampado, exige-se o debate sobre a gestão de benefícios e serviços que devem ser implantados pelas políticas sociais caracterizando um sistema de proteção.
A avaliação e o monitoramento na política de assistência social. O mundo “civilizado” está em constante transformação e nele, a sociedade se vê, suas práticas se modificam assim como se modificam as legislações, as convenções e os tratados, desde situações mais específicas até situações mais globais.
Para o fortalecimento e garantia da implantação do SUAS faz-se necessária a construção e a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação, que possibilite a mensuração de sua eficiência, eficácia e efetividade. Para isso, o processo deve ser coletivo, transparente, ter acompanhamentos, ter informação, além da realização de estudos, pesquisas e diagnósticos, a fim de contribuir para a gestão desta política. Avaliação julga a importância de uma ação em relação a um determinado referencial valorativo e aceito como tal pelos sujeitos que avaliam. A discussão sobre os indicadores sociais e as metodologias para sua construção é preocupação recente das administrações públicas, os motivos que justificam são, claramente colocados por Kajano (2002).
Eficiência, efetividade e eficácia
Para uma boa avaliação é necessário o conhecimento dos 3Es: eficiência, efetividade e eficácia, principalmente para os programas sociais e/ou políticas publicas. Assim a avaliação se desataca como comparação, tendo os procedimentos, normas, estratégias permitindo novos resultados assim implementando boas estratégias e aprimorando os objetivos. Sendo os conceitos :
1. Eficiência: significa realizar bem as tarefas.
2. Eficácia: significa melhorar as tarefas agilizando recursos para alcançar o resultado.
3. Efetividade: significa alcance das expectativas, através ação programada.
Segue quadro com os processos de cada um:
Antes do processo (ex-ante) Durante o processo (pari-pasu) Depois do processo (ex-pot)
Eficiência Estimativa baseada em iniciativas com-paráveis.
...