Movimento Ginático Europeu
Dissertações: Movimento Ginático Europeu. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jarvis7 • 4/4/2014 • 640 Palavras (3 Páginas) • 635 Visualizações
Instituto do Ensino Superior da Grande Florianópolis
Educação Física – Turma Q
Grupo: Jarvis Lembeck, Camila Costa, Ramon Ávila, Marcelo Leal, Luiz Henrique, Jhonatan Pfleger, Renata Delayt e July Augusto.
O MOVIMENTO GINASTICO EUROPEU E A GENESE DA EDUCAÇÃO FÍSICA MORDENA ASSOCIADA À CONSTRUÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS.
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender o movimento ginástico europeu e a sua influencia para o inicio da educação física moderna até os dias atuais.
Palavras-chaves: movimento ginástico europeu, principais escolas, educação física moderna.
Na idade media a ginástica se restringia ao espaço militar, em função das cruzadas (igreja). Fora desse espaço, ela sobreviveu em função dos acrobatas que se apresentavam em circos e praças públicas.
O movimento ginástico europeu aconteceu no século XIX, e abrangeu estilos, métodos de trabalhos com a ginástica que passou a ser considerada cientifica, segundo Soares (1998) e é constitutiva de mentalidade burguesa. Fruto das diferentes formas de se pensar os exercícios físicos nos países da Europa, proposto pela Alemanha, Suécia, França, Dinamarca e Inglaterra. O grande objetivo era destacado pelo seu caráter ordenativo, disciplinador e metódico e para a melhora da saúde da sociedade europeia, pois foi um momento marcado pelos problemas sociais, consequências da Revolução Industrial, onde o trabalhador tinha que aguentar alta carga horária de trabalho, movimentos repetitivos, e em muitos casos, ficar em uma única posição por várias horas. Onde se fez necessário formar grupos locais para a pratica da ginástica, fortalecendo e tornando mais saudáveis os trabalhadores. E esses princípios da ginástica, onde era possível que os alunos ficassem mais fortes, disciplinados, mais saudáveis, tornando assim esse tipo de atividade física contínua.
No método alemão, influenciado por Rousseau e Pestalozzi, era objetivado formar um homem completo, dando destaque ao exercício físico. O lema era: “VIVE QUEM É FORTE”.
E ainda na Alemanha, Frederick Ludwing John (1788-1825), considerado pai da ginástica Teurnkunst ou Turnen e criador, conhecida por nós hoje como ginástica artística. Que tinha como objetivos jogos e exercícios, correr, saltar, arremessar, lutar, também exercícios ginásticos, movimentos rítmicos e utilização de aparelhos de suspensão e exercícios militares com fins pedagógicos nas escolas.
A escola dinamarquesa foi considerada o centro intelectual da região nórdica e implantou a educação física nas escolas, décadas antes de seus vizinhos. Apesar de toda grandeza e tradição dinamarquesa na área, quem influenciou internacionalmente a educação física foi outro pais nórdico: Suécia.
A ginástica sueca preocupava-se com a execução correta para a melhora da saúde, culto ao corpo; e a preocupação para o trabalho. A ginástica era dividida em quatro partes: Pedagógica, voltada para saúde, evitando vícios posturais, e doenças; Militar, incluindo tiro e esgrima; Médica, baseada na pedagógica evitando também doenças; Estética, preocupada com a graça do corpo.
O método
...