Movimentos Históricos
Por: cleidilane • 7/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.715 Palavras (11 Páginas) • 708 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
Cleidilane Oliveira Silva Souza
Resgate histórico de importantes movimentos sociais entre
1945 a 1988
[pic 4]
Ipatinga
2016
Cleidilane Oliveira Silva Souza
Resgate histórico de importantes movimentos sociais entre
1945 a 1988
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina , Pesquisa Social e oficina de formação,Políticas setoriais e Políticas setoriais contemporânea,Instrumentalidade em serviço social,movimentos Sociais, estágio em serviço social I,Profs.:Clarice da Luz Kernkamp,Maria Lucimar Pereira,Amanda Boza G. Carvalho,Nelma S. A. Galli.
Ipatinga
2016
Súmario
1-Introdução................................................................................................................4
2- Cenário político de 1945 a 1988 que influenciaram os movimentos sociais......... 5
2.1A participação das mulheres nos movimentos sociais......................................... 6
2.2 O Movimento Negro no Brasil................................................................................7
2.3 UNE.......................................................................................................................8
2.4-Greves do ABC paulista........................................................................................8
2.5-Movimentos LGBT.................................................................................................9
2.6-CUT (central única dos trabalhadores)..................................................................9
2.7-PT (partido dos trabalhadores)..............................................................................9
2.8-Diretas já..............................................................................................................10
3-A Importância dos movimentos, para a conquista das políticas sociais.................10
4-Conclusão...............................................................................................................12
5-Referências.............................................................................................................13
1-INTRODUÇÂO
O presente trabalho foi fruto de uma pesquisa bibliográfica bastante proveitosa, que possibilitou a compreensão por parte do grupo dos entraves encontrado em nossa história para a obtenção de direitos e garantias de existências das camadas empobrecidas ou marginalizadas, tendo sua forte representação por parte de movimentos de classe.
Somando se ao contexto bastante desigual das décadas anteriores ao crescimento desenfreado do capitalismo, sem a devida atenção às questões conjunturais da sociedade, escrevendo na historia um capitulo que tem como reflexo na contemporaneidade as desigualdades sociais com muita intensidade em toda a sociedade brasileira.
Buscou-se resgatar os principais movimentos sociais que atuaram em cenário de intensas lutas, marcados pelo autoritarismo e repressão forte por parte do Estado, por décadas houve mortes e barbárie com o intuito de evitar o clamor deste ator que sobreviveu ao tempo e figura na atualidade com uma carga honrosa de responsabilidade pelos direitos e garantias que figuram em nosso ordenamento jurídico.
Os movimentos sociais a depender de sua coesão têm capacidade de alterar ou moldar diversas concepções enraizadas na sociedade, podendo provocar mudanças políticas, sociais e culturais em grande escala.
O mérito dos movimentos sociais no Brasil tem seu ápice na forte presença de diversos grupos que se uniram para garantir que suas reivindicações fossem escritas no nosso ordenamento, e em 1988 atingem seus objetivos com a carta magna, a carta cidadã, onde os constituintes originários descreveram e transcreveram as reivindicações de uma gama de movimentos que faziam- se presentes neste marco histórico no Brasil.
2-Cenário político de 1945 a 1988 que influenciaram os movimentos sociais
Os movimentos sociais no Brasil estiveram a todo o momento à prova, diante de um Estado ditador que através da constituição de 1937 impôs aos movimentos sociais adversidades ao seu funcionamento, somando se às outras já existentes.
No entanto a partir de 1945 com a retirada de Getulio Vargas do poder tal constituição não tinha mais lugar no cenário brasileiro, a constituição de cunho autoritário não era mais adequada para o Brasil e precisava ser substituída.
Momento no qual foi convocada uma nova assembleia constituinte para regulamentar juridicamente o novo período, inserindo em 18 de setembro de 1946 nova carta magna que reestabeleceu as liberdade outrora tiradas.
Um importante reconhecimento da carta recém-promulgada foi a liberdade de expressão, que teria possibilidade de devolver fôlego aos movimentos sociais, senão fosse o flagrante desrespeito das normas constituintes pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, que interviu fortemente nos sindicatos reprimiu greves e buscou de todas as formas barrarem os avanços sindicais e movimentos sociais.
Diante de um cenário econômico que explorava de forma exaustiva o trabalhador, onerando com alto custo de vida, somando se as condições precárias de outrora, vários movimentos grevistas e manifestações foram deflagradas neste tempo.
Embora tendo governado autoritariamente agindo de forma controladora e populista, porém com feitos significativos na estrutura brasileira em favor dos trabalhadores, amado e odiado, Vargas retorna ao poder por eleições democráticas em 1951, seu governo dura até 1954 quando por diversas pressões políticas toma uma atitude trágica e se suicida.
...