TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Artigo: Movimentos Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução 3

2. Etapa 1 3

3. Etapa 2 5

4.Etapa 3 7

5.Conclusão 9

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. Introdução

Os movimentos sociais constitui a parte da realidade social, onde e portadora imediata da organização relacional, constituindo objeto social intermédio da quais problemas gerais pode ser abordada.

Vão muito além os efeitos políticos da influencia dos movimentos sociais, suas ações determina a modificação de comportamento e de regras por parte do sistema políticos.Suas ações determinam modificações de comportamento e de regras por parte do sistema político, produzindo ações determinando modificação de comportamento e de regras.Exerce grande impacto e transformação social as mobilizações conjugando a gramática da igualdade.

Segundo Correia (2001) a sociedade civil serve-se dos movimentos sociais direitos negados ou não disponibilizados pelo Estado , Nesse contexto as carências de exclusão e necessidades sociais que situa as praticas cotidianas dos movimentos sociais.

Os movimentos sociais sempre existiram e cremos que sempre existirão, porque eles representam forças organizadas, experimentação social essas atividades são fontes geradoras e criativas.

2. Etapa 1

O livro texto da disciplina Maria da Gloria em diferentes tempos podemos observar o caráter educativo dos movimentos, seu papel na cena publica relativa ou tema da inclusão social, a cultura política e suas manifestações na área de educação formal e não formal.O movimento social tem a necessidade de qualificação do tipo de ação coletiva, numa visão educacional a cidadania enfatizar como parte de um processo para transforma a sociedade. Aparece nessas abordagens diversas teóricas e metodologia e outros momentos.

Historicamente se observa que ele tem contribuído para organizar e conscientizar a sociedade. Os movimentos sempre tem um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas.Junto aos órgãos públicos a luta por espaços democráticos ditaram leis e projetos institucionais. A maioria dos movimentos sociais são herdeiros dos anos 1980, sendo que naquela década os movimentos sociais lutavam direito a ter direitos.

Na América Latina o novo milênio apresenta uma conjuntura social e politica. Os movimentos sociais são extremamente diferenciados segundo o tipo e grau de organização, demandas, experiências vivenciadas principalmente no plano politico, organizativo e abrangência territorial, os projetos institucionais, junto aos órgãos públicos a luta por espaços democráticos.

Vários movimentos sociais tiveram em diversos países mais condições de organizações tanta interna como externa do que na América Latina.Neste novo milênio as ações coletivas tiveram que altera suas praticas e reivindicações para não ficar a margem da historia, atuando segundo certas condicional idades pautadas pela nova institucionalidade criada pelas políticas publicas, o novo cenário cria um deslocamento na questão da desigualdade, como econômica, ênfase na renda passa a ser efetivamente social, os recortes no campo social destacam os pobres, entre esses, os miseráveis, os mais excluídos em situação de risco a desigualdade não e o mesmo que diferença, sendo que a diferença reflete a diversidade.

As relações desenvolvidas entre os diferentes sujeitos sócios políticos presentes na economia e cultural tem gerado mudanças a difusão do uso das novas tecnologias e a expansão dos meios de comunicação, os conflitos étnicos provocados pelos processos imigratórios, as demandas interculturais.

Dão suporte e expansão do capitalismo em termos de infraestrutura água, energia certa minerais que após a consolidação do Capitalismo as lutas sociais surge concepção alternativas no direito.Alguns movimentos sociais tem chamado atenção global para região latino-americano principalmente após a eleição de alguns lideres movimentos tipo MST.

Os novos ativistas são mobilizados para a participarem das ações sociais, estruturados pelo agente do chamado Terceiro setor ou por agencias governamentais.Antes de iniciar o mapeamento temáticos das lutas movimentos sociais na atualidade, no Brasil apresentamos em breve comentários sobre as principais categorias teóricas que tem sido utilizado nos estudos atuais.Sobre os movimentos sócios destaca-se a categoria rede, parte do titulo desta publicação.

Para atingir os objetivos o movimento social precisa de estratégia com procedimento adequados possibilitando o sucesso da ação coletiva, com projeto que vem e mostra ao participante consciência de sua força contra o adversário.Através da musica observamos uma linguagem clara com simplicidade e transmite indignação da politica social. Sendo que um jeito novo do movimento que a população tem acesso, foco em temas de protesto. Temos exemplos no hip hop,punk, rep os jovens dessa forma mobiliza mais os jovens nos movimentos sociais.

3. Etapa 2

Democracia “governo do povo” no sentido etimológico da palavra, o povo que detém o podersoberano sobre o poder legislativo e executivo.Numa democracia os cidadãos deve participar no sistema politico protegendo os seus direitos e suas liberdades, tendo os valores na tolerância, compromisso e da cooperação.

E institucional a liberdade humano sendo um conjunto de praticas e princípios, observando se político está intimamente vinculado ao moral.A democracia e conduzida regularmente as eleições justas e de escolhas livres não pode ser escondida e indicadores, ou em partido único competição verdadeira pelo apoio do povo.

O conceito de política refere-se efetividade ao que e comum a todos e o coletivo. O verdadeiro espírito democrático desenvolve em si uma forma na violência e obstáculo intolerante.

Numa democracia cidadãos tem direito e dever de participar no sistema politico protegendo suas liberdades e seus direitos.As democráticas sociedades estão empenhadas na tolerância e valores do compromisso e da cooperação, reconhecendo que chegar a um consenso requer compromisso e nem sempre realizado.

Os movimentos feministas têm contribuído significativamente para os reconhecimentos das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com