TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais

Resenha: Movimentos sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania - Evelina Dagnino, in "Anos 90 - Política e Sociedade no Brasil", og. Evelina DAgnino, Ed. Brasiliense, 1994, pág. 103-115: "Uma das conseqüências dessa perspectiva é a necessidade de distin-guir a nova cidadania dos anos 90 da visão liberal que, tendo gerado esse termo nos fins do século XVIII como uma resposta do Estado às reivindicações da sociedade, acabou por essencializar a noção de cidadania. Essa "essência", de cunho liberal, continua vigente até hoje, lutando para permanecer como tal e certamente desempenhando funções bastante diferentes daquelas que caracterizaram a sua origem."

Cidadania, o que é? - A palavra CIDADANIA é derivada de cidadão, que vem do latim civitas. Podemos defini-la como um conjunto de direitos e liberdades políticas sociais e econômicas, já estabelecidos ou não pela legislação." (Fonte: DHNET)

A Cidadania e sua História - Dalmo Dallari: "No ano de 1791 os líderes da Revolução Francesa, reunidos numa assembléia, aprovaram a primeira Constituição francesa e aí já estabeleceram regras que deformavam completamente a idéia de cidadania. Recuperando a antiga diferenciação romana entre cidadania e cidadania ativa, os membros da assembléia e os legisladores que vieram depois estabeleceram que para tter participação na vida política, votando e recebendo mandato e ocupando cargos elevados na administraçãso pública, não bastava ser cidadão. E dispuseram que pata tter a cidadania ativa eram necessários certos requisitos que logo mais serão especificados, não bastando ser pessoa." (Fonte: DHNET)

O que é formação para a Cidadania? - Entrevista com Chico de Oliveira, 20 de agosto de 2000: "No fundo a cidadania, a meu modo de ver, pode ser definida em forma sintética como o estado pleno de autonomia, quer dizer, saber escolher, poder escolher e efetivar as escolhas. E isto no Estado moderno, na sociedade moderna, significa dizer um cidadão pleno, consciente e ativo dos seus direitos, dos direitos individuais e dos direitos coletivos. Então, como a gente vê, esse conceito é uma coisa totalmente escorregadia e difícil de precisar." (Fonte: "Instituto Polis ")

O que é formação para a Cidadania - Entrevista com a socióloga e educadora Maria Victória Benevides realizada por Silvio Caccia Bava, diretor da ABONG, em janeiro de 2.000: "Cidadania para mim hoje se resume a uma palavra, que é a participação. A participação como indivíduo ou como um grupo organizado nas mais variadas áreas de atuação na sociedade, na esfera pública. Então cidadania para mim é sinônimo de participação, ou seja, de não omissão, indiferença etc., em relação ao exercício do poder."

A concepção liberal da cidadania: contribuições e limites - Propostas para uma nova cidadania - Laerte Moreira dos Santos: "A 'essencialização' da cidadania feita pelo liberalismo elimina justamente a prática existencial dos homens. Se queremos uma superação da concepção liberal devemos redefinir a idéia de direitos. Esta redefinição será pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com